Agˆncia do BB de Novo Hamburgo ‚ assaltada pela 2¦ vez em 15 dias

(Porto Alegre) A Agência do Banco do Brasil Ouro Branco de Novo Hamburgo (RS) foi assaltada novamente na manhã desta quarta-feira. É o segundo assalto num período de apenas duas semanas. Segundo informações de um funcionário do banco, os ladrões chegaram à unidade às 8h30 da manhã, renderam o vigilante que já estava no local e na medida em que os demais funcionários chegaram ao banco, foram encaminhados para uma sala de reuniões, nos fundos da agência.

Os assaltantes agrediram fisicamente o tesoureiro da agência porque queriam que ele antecipasse a abertura do cofre. Como este procedimento não pode ser antecipado, os bandidos aguardaram a abertura da agência, pegaram o dinheiro do cofre e do auto-atendimento e fugiram em seguida. Um dos assaltantes se atrasou na hora da fuga e foi preso pela Brigada Militar.

Tortura psicológica

Um dos vigilantes do banco foi seqüestrado pelos assaltantes há duas quadras de casa, quando se dirigia ao trabalho e levado para um matagal. Durante a ação dentro da agência os ladrões fizeram tortura psicológica à base de ameaças contra os dois colegas, simultaneamente. Após o assalto, o vigilante que permaneceu no mato com o segundo grupo de bandidos foi liberado.

Mais segurança

Os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo solicitaram na tarde desta quarta-feira uma audiência com o Superintendente Regional do Banco do Brasil, Felipe Maldaner, para debater sobre o plano de segurança da agência. “Queremos evitar novos assaltos porque os trabalhadores do banco já estão traumatizados. Um deles ficará afastado do trabalho por três dias devido ao último episódio”, salienta Éverson Gross, diretor do Sindicato.

Vigilantes

Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Novo Hamburgo, João de Freitas Brizola, assim como os bancários, os trabalhadores responsáveis pela vigilância das agências também sofrem com a rotina de assaltos. “As instituições financeiras precisam rever seus planos de segurança para evitar que outras vidas sejam colocadas em risco”, enfatiza.

Ato público

Nesta quinta-feira a Federação dos Bancários RS e seus sindicatos filiados promovem um grande ato público por mais segurança. A atividade inicia às 17h30, em frente ao prédio do Banrisul, no centro de Porto Alegre. O ato contará com a participação de dirigentes sindicais, bancários e vigilantes. A CUT-RS está convocando outras categorias a integrarem o movimento.

Fonte: Marisane Pereira – Feeb RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram