Agência do Santander em Piracicaba pegou fogo e Sindicato atua para transferência de bancários

Na região de Piracicaba, vinte e um bancários do Santander da rua XV de Novembro foram transferidos nesta manhã (28) para a agência da rua Moraes Barros, após ação das Secretaria de Saúde e Condições do Trabalho e Jurídica do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. Na sexta-feira (25), um foco iniciado na sala dos vigilantes provocou um incêndio e o cheiro dos vestígios ainda era forte nesta segunda-feira. Os motivos do incidente ainda serão investigados.

A ação do Sindicato foi rápida para garantir que os bancários não fossem prejudicados em sua saúde por inalarem o forte cheio da fumaça. As diretoras Olívia Brossi (Saúde) e Teresinha Altarugio (Jurídica) visitaram a agência para solicitar a gerência geral providências para a retirada dos trabalhadores. Além dos bancários, atuam na agência duas faxineiras e três vigilantes. “A compreensão do problema foi imediata e a agência da rua Moraes já absorveu os funcionários”, disse Olívia. “Caso o problema seja resolvido, os bancários retornam à agência de origem ainda hoje, mas se for necessário, permanecerão na nova agência até que se tenha segurança para todos”, explicou Teresinha. O Sindban foi atendido pela gerente geral Silvia Maura Aneli Stella. 

A agência Santander da rua XV de Novembro permanecerá fechada até que seja possível recepcionar os trabalhadores com todas as condições necessárias de preservação à saúde dos bancários e, também, dos clientes. Os caixas eletrônicos também estão fechados.

Saúde – Uma das tarefas do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região é garantir, na prática, as cláusulas sociais do Acordo Coletivo formalizado entre a categoria e os banqueiros. A garantia das condições do ambiente é um dos temas relevantes dos acordos, que vão muito além das cláusulas financeiras. Nas negociações anuais que acontece na data base da categoria bancária, em setembro, o Sindban de Piracicaba é contundente na defesa das cláusulas atuais. A manutenção destes benefícios depende cada vez mais da participação dos bancários junto à entidade.

Segundo José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários, ações que parecem simples como a de garantir a transferência dos bancários de uma agência a outra, devido aos vestígios do incêndio, são possíveis porque no passado foram feitas discussões entre Sindicatos e banqueiros para regulamentar as ações. “Somos trabalhadores de um setor altamente competitivo que, pela lucratividade, busca sempre adequações que podem prejudicar o trabalhador. Estamos atentos e esta é nossa função, garantir também o bem-estar do trabalhador bancários”. 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram