Adesão de agências paradas no Piauí chega a 70% no terceiro dia de greve

Nesta quinta (08/09), no terceiro dia de greve nacional dos bancários, a adesão de agências fechadas em todo o Piauí chegou a 70%, segundo informa o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéa Passos. “Quando chamam tão rápido para uma proposta é o maior sinal de que a greve está atingindo os seus objetivos”, afirmou ao comentar que novas agências aderiram ao movimento.

Arimatéa disse que a proposta apresentada inicialmente pelos banqueiros foi amplamente rejeitada pela categoria bancária, o que causou indignação dos empregados. “Não houve qualquer tipo de reconhecimento do trabalho desses bancários perante o lucro dos bancos”, acrescenta, esclarecendo que a categoria ficou insatisfeita. “A expectativa é que tenhamos uma proposta melhor nesta nova rodada de negociação”, frisou.

Para o vice-presidente do SEEBF-PI, Odaly Medeiros, o sindicato e a diretoria estão fazendo o seu papel no sentido de organizar e convocar os bancários, mas o resultado só pode vir mais rápido se a gente tiver capacidade de agregar maior força na greve. “Se o movimento não ganhar força por parte da imprensa e sociedade como um todo, tende a demorar mais”, avaliou.

Ele disse que como a Fenaban convocou uma rodada negociação logo após o primeiro dia de greve, “isso nos mostra que o movimento grevista está forte, buscando um entendimento dos banqueiros da sua sensibilidade, mesmo porque algumas vezes são intransigentes”, ponderou Odaly.

Já o primeiro secretário do SEEBF-PI e empregado do BNB Marcus Vinícius disse que as quatro agências do BNB em Teresina estão paradas e a categoria aderiu ao movimento porque busca melhores condições de trabalho. “O movimento este ano está forte, isso faz com que os banqueiros chamem para uma nova negociação, marcada para esta sexta-feira, mas espera-se há condições de termos uma conquista de pelo menos a inflação ou aumento real como tem sido feito nestes últimos doze anos”, concluiu o sindicalista.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram