Acorda BB: Protesto na Agência Coxipó marca mais um Dia de Luta no MT

Acontece nesta quarta-feira, 23 de abril, a partir das 10:30h, na agência Coxipó em Cuiabá, a sexta manifestação na Grande Cuiabá pela Campanha de Valorização dos Funcionários do Banco do Brasil, também chamada Acorda BB: Banco para o Brasil. No interior do Estado, os atos também estão em andamento.

A campanha, realizada simultaneamente em todo o país, pretende resgatar do Banco Brasil seu papel de banco público, cuja responsabilidade é manter o compromisso com o povo brasileiro, seja por meio de um atendimento de qualidade, pela redução na cobrança de tarifas e também pela geração de emprego e renda.

“A campanha Acorda BB já começou a demonstrar resultados em nível nacional, pois a direção do banco já autorizou o aumento do quadro de pessoal do sistema Banco do Brasil em 2.500 vagas”, diz o diretor do sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (Seeb/MT), Alex Rodrigues.

De acordo com a determinação do Departamento de Coordenação e Controle das Estatais, DEST, o Banco poderá elevar o limite de seu quadro de pessoal de 88.500 para 91.000 empregados. “Essa medida mostra o poder da mobilização. Pois é por meio dela que as melhorias nas condições de trabalho são garantidas, seja por meio de concursos públicos, ou ampliação do número de agências”, explica. Conforme o plano de expansão do BB, novas agências e postos de serviço serão abertos em diversos municípios do país.

No caso dos clientes e usuários dos serviços prestados pelo Banco do Brasil, é comum o enfrentamento de longas filas e o desrespeito à lei que limita o tempo de permanência nela. Além disso, a população ainda convive com a falta de comprometimento do banco, que nos últimos anos tem se comportado muito mais como um banco privado do que como uma instituição pública, principalmente na desvalorização dos clientes de baixa renda.

Já quanto aos empregados, a sobrecarga de trabalho, o assédio moral, as doenças ocupacionais e o acúmulo de funções sem remuneração justa estão entre os pontos que representam maior desafio para o movimento sindical.

Além da Campanha pela Valorização dos Funcionários do Banco do Brasil, o Seeb/MT ainda está realizando a Campanha “O Sindicato quer Ouvir Você” e um abaixo-assinado pela melhoria das condições de trabalho e serviços no Banco do Brasil.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram