9§ Concut: deficientes querem direitos iguais

(São Paulo) Deficientes físicos realizaram ontem, dia 8, durante o 9º Congresso Nacional da CUT (Concut), uma reunião para formar o coletivo nacional que organize a pauta de reivindicações desses trabalhadores. Segundo Ana Paula Feminela, diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis/SC, a proposta é discutir a igualdade de direitos para a construção de um coletivo ampliado. "Para isso estou colhendo assinaturas para organizar o primeiro encontro nacional de dirigentes sindicais portadores de deficiência".

Ana Paula também destacou sua posição contrária à discussão de participação em conselhos e de como é encaminhada a política de cotas para deficientes. "Essas discussões colocam uma ‘nebulosa’ sobre a luta de classes. A desigualdade é muito grande. É muito diferente ser deficiente e circular com uma cadeira de rodas em um shopping e viver nessa condição dentro de uma favela. Isso é um abismo social muito cruel para classe trabalhadora".

Outro ponto levantado pela sindicalista foi a proposta de cotas para concurso público e universidades. "É a luta pela igualdade de direitos para uma classe trabalhadora específica".

O professor da Apeoesp, Wanrley Viana, também deficiênte físico, explicou a situação da categoria. "Somos sete milhões de deficientes entre trabalhadores e trabalhadoras. Só no estado de São Paulo temos 4 milhões pessoas. A nossa luta é pela construção de um coletivo nacional para que possamos dar assessoria a esss questões. A idéia é formar sindicalistas sobre o tema".

Segundo ele, o cumprimento da lei específica de cotas que determina a contratação nas empresas conforme a quantidade de funcionários também faz parte da reivindicação. "Essa lei não é cumprida e nós temos uma ação na Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo que está cobrando de 40 mil empresas a assinatura de um termo de compromisso.

Fonte: CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram