70 pessoas são assaltadas por mês em BH após “saidinha de banco”

O golpe conhecido como saidinha de banco fez 70 vítimas por mês em Belo Horizonte, nos últimos sete meses. É a primeira vez que a polícia faz um levantamento sobre esse tipo de crime, que não está no código penal. Isso quer dizer que é um crime não tipificado.

Clique aqui para ver o video da reportagem na Globo de MG.

Há outras formas de ação criminosa que também não têm um registro específico, como é o caso do golpe do falso sequestro. Você vai ver como isso interfere na vida do cidadão, na reportagem de Larissa Carvalho e Ricardo Moss.

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um projeto que prevê a proibição do uso de celular nos bancos. Também está na proposta, a construção de barreiras nos caixas e um pedido para que os bancos forneçam as imagens internas e externas em todos os casos de suspeita do golpe, entre outras medidas.

A Febraban informou que não pode impedir o uso de celular nas agências, e que já colabora com a polícia na cessão de imagens e em ações pra coibir o crime.

Ainda segundo a federação, não há estudos que comprovem que a instalação de biombos em caixas é eficiente, já que dificultam a visão do vigilante.

Bancários exigem mais segurança

O diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e representante da Fetraf-MG no Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Leonardo Fonseca, ainda não conseguiu acesso à integra do projeto de lei. Para ele, “as agências estão muito vulneráveis e, por isso, crescem os assaltos inclusive na saída do banco´”, avalia.

Leonardo defende um conjunto de equipamentos para prevenir ataques aos bancos. “É preciso instalar a porta giratória na entrada das unidades, isto é, antes do autoatendimento, além de câmeras de filmagem com monitoramento fora do local controlado e vidros blindados nas fachadas”, defende.

O dirigente sindical avalia que, para grantir maior privacidade aos clientes, a solução não é a instalação de biombos e sim a colocação de divisórias entre os caixas da agência e os caixas eletrônicos, formando “baias”. Para ele, “com os lucros bilionários que estão exibindo a cada trimestre, os bancos não têm nenhuma desculpa para deixar de investir pesado em segurança e proteger a vida de trabalhadores e clientes”.

Ele também cobra melhoria da segurança pública. “O governo mineiro precisa contratar mais policiais, botar mais viaturas nas ruas e fazer patrulhamento nas áreas próximas dos bancos, sobretudo em dias de pagamento de aposentados e servidores públicos, como forma de reduzir a sensação de insegurança e prevenir assaltos e sequestros”, conclui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram