3ª Conferência Nacional dos Financiários começa hoje

Começou na manhã desta quinta-feira (3) a 3ª Conferência Nacional dos Financiários. Com o tema “Unidade e Luta na Defesa dos Direitos”, o evento reuniu na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, representantes de sindicatos e federações para debater os assuntos do ramo financeiro e da conjuntura socioeconômica e política do país.

“Estamos vivendo um cenário desafiador, que nos motiva para trabalhar a unidade e a chapa da unidade da Contraf-CUT é um reflexo disso. Essa é a primeira das conferências de muitas que ainda vamos realizar ao longo do ano e vamos prezar pelo debate unitário para que consigamos o maior sucesso possível nas negociações, em todos os ramos do nosso macro setor, para que a gente possa trabalhar e vencer”, afirmou o secretário Geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga, que participou da abertura do evento.

Para o coordenador do Coletivo dos Financiários, Jair Alves, o evento é importante para o crescimento do ramo. “A cada ano percebemos que nosso debate está crescendo com o aprimoramento e crescimento do ramo. Precisamos defender os direitos que conquistamos e, mesmo sem a inclusão de novas cláusulas na minuta, teremos a possibilidade de sair daqui com vários encaminhamentos e iniciar a Campanha dos Financiários com antecedência”, afirmou.

Também participaram da abertura: Katlyn Salles, da Fetec Paraná, Leandro Medeiros, da Fetec/Nordeste, Walmir Gomes, da Feeb/SP/MT,  Paulo Garcez, da Fetraf-RJ/ES, Marta Soares, do Seeb-SP, Luis Carlos Casemiro, da Fetraf/RS e Tereza Freitas, da Fetraf-MG.             

Na sequência, a economista Regina Camargos, pontuou elementos da conjuntura econômica do país e como eles vão afetar as negociações dos financiarios em 2018. “Mais do que nunca a organização do ramo financeiro vai ser de vital importância para que todos os trabalhadores do ramo financeiro possam resistir aos ataques e aos impactos em função dos desdobramentos da reforma sindical, travestida de reforma trabalhista”, explicou.

De acordo com Regina, dizer que o país passa por um crescimento econômico é ilusão. “O INPC, por exemplo, está em queda livre e vamos fechar o ano abaixo da meta inflacionária, com a inflação abaixo de 4%. E o que poderia ser uma boa notícia para a população, mas as causas nessa queda são devido a uma recessão brutal do país. O PIB teve uma queda de 9%, que é um tombo, a pior recessão que o país viveu nas últimas décadas ”, afirmou.

Ela citou ainda a restrição do poder aquisitivo da população e o alto número de desemprego como fatores principais para a queda da inflação. “Desde a implantação da Reforma Trabalhista, em novembro de 2017, tivemos um aumento dos desligamentos de comum acordo, sendo mais de 11 mil em fevereiro de 2018. Os contratos parciais indicam crescimento, com a abertura de mais de 3 mil, uma precarização brutal. Já os contratos intermitentes não vingaram. A conclusão é de que os empregos que estão sendo criados são devido a informalidade, empregos sem carteira ou por conta própria. ”

A programação da 3º Conferência Nacional dos Financiários irá discutir, até sexta-feira (4), a organização do ramo, os avanços na mudança de estatuto das entidades e a situação de emprego nas financeiras do país.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram