13ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais terminou na quinta-feira (17)

Durante toda a quarta-feira (16), as Redes Sindicais de Bancos Internacionais se reuniram individualmente, em Assunção, Paraguai, para discutir os problemas específicos de cada rede na América Latina.  Os dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) participaram das reuniões das redes do Banco do Brasil, Itaú e Santander. A ata será produzida pelos coordenadores continentais e serão disponibilizadas no site em breve.

“O evento nos permitiu ter uma real noção do movimento globalizado que os bancos impõem aos trabalhadores e concluímos que é preciso construir uma unidade na diversidade e firmar a aliança em defesa da seguridade social contra os ataques aos direitos trabalhistas”, afirmou Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT.

Uni Américas Finanças lança Aliança Latino Americana em Defesa da Seguridade Social e da Previdência

Ainda na quarta-feira (16), a Uni Américas Finanças lançou a Aliança Latino-americana em Defesa da Seguridade Social e de Previdência. O objetivo do grupo, idealizado durante a 4º Conferência Regional da Uni América Finanças, é organizar uma mobilização de luta pelos interesses dos trabalhadores na Seguridade Social, atacada por governo conservadores, que comandam autoritariamente o Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Chile.

Segundo Mario Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, a seguridade social foi definida pela OIT como direito social que assiste toda a pessoa a ter acesso ao menos a proteção básica. O estado deve executar políticas que garantam o bem-estar da população, assim como saúde, educação, trabalho e previdência. Entretanto, na América Latina, nos últimos anos, a Previdência Social tem sofrido muitos danos com a crise financeira e de experimentos que implementaram diferentes governos. Esse prejuízo foi percebido concretamente pelos trabalhadores e aposentados. “Os trabalhadores também investem na Previdência Social e, por isso, estamos lutando para que eles também possam fazer parte da gestão com o lançamento desta campanha”, explicou.

Entrega de documento ao Ministério do Trabalho, Emprego e Seguridade Social

Na quinta-feira (18), todos os participantes da reunião de Redes Sindicais fizeram uma marcha pelo centro de Assunção até chegar no Ministério do Trabalho, Emprego e Seguridade Social. Foi entregue uma carta com denúncias sobre o descumprimento de acordos da classe patronal, solicitação de observância da legalização de diferentes sindicatos, inclusive, criticando o não reconhecimento de alguns. A carta ainda denuncia, que embora o Ministério do Trabalho tenha uma Comissão Tripartite para tratar desses casos, esta comissão não tem funcionado. 

Reunião do Comitê Executivo Uni Américas Finanças

A reunião, coordenada por Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, contou com a participação da vice-presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, da presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Região, Ivone Silva, da presidenta da Uni Finanças Mundial, Rita Berlofa, do secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Mario Raia e da presidenta da Fetrafi-MG, Magaly Fagundes.

Após uma explanação sobre as atividades realizadas durante todo o ano, o Comitê aprovou ainda uma declaração contra ingerência política do Santander em diferentes graus nos países Brasil e Argentina, e citando o banco como um dos responsáveis pela crise em Porto Rico.

"O encontro foi muito importante para discutir as questões que estão atingindo o trabalhador como a volta do ataque neoliberal na região, desta vez ainda mais agressivo, e também ressaltar que o capitalismo, que além de aniquilar direitos dos trabalhadores, agora ataca a seguridade social", afirmou Mario Raia.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram