V¡deo document rio conta hist¢ria dos 20 anos do Sindicato de Bragan‡a

(Bragança Paulista) "Começaria tudo outra vez, se preciso fosse…". Assim foi encerrado o vídeo-documentário sobre a história dos 20 anos de fundação do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista, Atibaia e Região, apresentado no último dia 3 de maio, no Salão Nobre da Prefeitura de Bragança. Na platéia, envolvida pela narração e pela trilha sonora, os olhares atentos denunciavam o orgulho e a nostalgia de fazer parte da história que estava sendo contada.

 

Outros reconheciam amigos entre os rostos mostrados nas antigas fotos antigas. Mais que resgatar um passado, o documentário revela a importância de Bragança no desenvolvimento do sindicalismo brasileiro, desde 11 de abril de 1986, data da fundação da entidade. O fato foi lembrado pelo presidente da Contraf, Vagner Freitas, e por Sebastião Cardoso, da Fetec-SP.

 

"Hoje Bragança tem importância fundamental nas decisões de nível nacional, por exemplo, pelo fato de o Marcel Barros ser o coordenador da comissão do Banco do Brasil, cargo de extrema importância nas decisões que influem sobre a vida de todos os que trabalham no banco em todos o país. A companheira Arlene, diretora da Contraf, é outro exemplo. E essa trajetória é ainda valorizada pela atuação do sindicato de Bragança na sociedade, fazendo parte da construção da cidadania, do Sindicato Cidadã", disse o presidente Vagner Freitas, presidente da Contraf.

 

Sebastião Cardoso, presidente da Fetec lembrou a importância da fundação do Sindicato dos Bancários da Bragança, na criação da Fetec, ocorrida no mesmo período.

 

Documentário

O vídeo documentário conta o processo de formação do sindicato desde a época de Castelo Branco, através de imagens da época e depoimentos dos presidentes da entidade: Antonio Carlos Portella, Marcílio Barros, Estevão, Sérgio Preto, Arlene Montanari e Marcel.Além dos ex-presidentes, foram homenageados personagens marcantes na vida do Sindicato, hoje com representação em diversas entidades estaduais e nacionais de classe, em conselhos municipais de diversos municípios e é referência para trabalhadores de outras categorias.

 

"Sempre desejamos alcançar toda essa abrangência, mas não em tão pouco tempo, não era essa toda essa abrangência, quando começamos a nos organizar, com apoio de companheiros que haviam participado da retomada do Sindicato de São Paulo, o Portela e a Sandra", conta Marcel.

Fonte: Andréa Ono – Seeb Bragança

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram