Unibanco consegue explorar ainda mais os banc rios no Paraguai

(São Paulo) Se as condições de trabalho que o Unibanco oferece para os bancários brasileiros são lastimáveis, no Paraguai o banco brasileiro consegue explorar ainda mais os seus funcionários.  Nesta terça-feira, dia 5, fiscais do Ministério do Trabalho paraguaio fizeram uma inspeção no Interbanco – empresa do Grupo Unibanco – e constataram uma série de irregularidades.

 

As denúncias foram feitas no dia 28 de agosto pelo Sindicato dos Empregados do Interbanco, que acompanhou a fiscalização junto com o presidente da CUT paraguaia, Jorge Alvarenga. O Ministério do Trabalho deu prazo até esta quinta-feira para que o Unibanco se defendesse e, segundo estimativa do Sindicato, a empresa deve levar uma multa pesada.

 

Entre as irregularidades, os fiscais constataram que os funcionários do Interbanco estão trabalhando mais de oito horas por dia e não recebem as horas-extras previstas em acordo. Além disso, “50% dos trabalhadores estão em uma situação precária, já que não têm a seguridade social, tal como estabelecem as normas vigentes”, diz trecho da denúncia.

 

O Sindicato ainda conta que o Unibanco tem terceirizado serviços tipicamente bancários e registrado seus empregados com outra função para não cumprir o acordo de trabalho da categoria.

 

Perseguição

Além das péssimas condições de trabalho, o Unibanco acaba de ser acusado de perseguir e demitir irregularmente uma sindicalista paraguaia. Trata-se de Marisol Rojas, do Comitê Executivo do Sindicato dos Empregados do Interbanco.

 

Segundo a legislação trabalhista do Paraguai, todo trabalhador ganha estabilidade no emprego após dez anos de serviço e não pode ser demitido se não for por justa causa. Marisol tinha 9 anos e 5 meses e foi despedida pelo Unibanco para não ganhar estabilidade.


Segundo o Sindicato, a demissão foi irregular, porque Marisol teria estabilidade especial como dirigente sindical de até seis meses após o término do mandato, conforme a lei do país. “Fizemos também esta denúncia e os fiscais constataram a irregularidade em sua demissão. Vamos aguardar agora o desfecho do caso", afirma Didar Pakravan, diretora do Sindicato paraguaio.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram