Trabalhadores de cooperativas de crédito terão aumento real de 2,55%

Os trabalhadores de cooperativas de crédito aprovaram em assembleia realizada nesta quinta-feira (10) a proposta feita pela entidade patronal de reajuste de 5,99% para salários e demais verbas como vales refeição, alimentação, 13ª cesta e auxílios (veja valores no quadro abaixo).

“Um dos melhores reajustes do semestre foi conquistado pelas cooperativas”, avalia Jair Alves, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), responsável pelo segmento. O dirigente sindical observou ainda que somente as cláusulas econômicas foram renovadas e os demais direitos continuam valendo até 31 de maio de 2018.

Entenda
A categoria celebrou em 2016 uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com vigência de dois anos, sendo que as cláusulas econômicas seriam renovadas em um ano. Assim, após longa negociação, a entidade patronal apresentou o índice de 5,99%, que equivale ao INPC/IBGE acumulado do período de junho/2016 a maio/2017 (3,35%) mais aumento real de 2,55%.

Assistencial
A contribuição assistencial autorizada no ano passado também terá reajuste, passando a R$ 27,97. Os trabalhadores que forem contra o desconto deverão registrar sua contrariedade junto ao seu sindicato.

“Após essa reforma trabalhista, aprovada pelo Congresso, será ainda mais necessária a aproximação dos trabalhadores junto aos sindicatos, a fim de combater os prejuízos trazidos pela lei e para manutenção dos direitos já conquistados pelos acordos coletivos celebrados há mais de 20 anos. Vamos ter um novo desafio pela frente e precisamos estar unidos e bem organizados”, destacou o dirigente.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram