Sindicato da Bahia promove debate pela paz no L¡bano

(Salvador) Acontece hoje, às 19h, no Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador, um debate com o Sheik Ahmad, do Centro Islâmico da Bahia, e o professor Daniel Romero, do Cefet e Cebrapaz, para discutir as ações militares que têm massacrado o Líbano. Na quinta-feira, a partir das 10h, estudantes, trabalhadores e ativistas fazem uma grande passeata, saindo do Campo Grande.

 

O ato será marcado por um forte protesto contra a investida imperialista, que só no último domingo, 30 de julho, fez a comunidade mundial assistir estarrecida ao ataque contra a aldeia libanesa de Qana, que resultou na morte de pelo menos 56 pessoas, entre elas 37 crianças.

 

Foi o ataque mais sangrento ao Líbano desde que começou a guerra, em 12 de julho. A violência já deixou mais de 800 mortos, sendo a maioria civil. Entre os mortos, há sete cidadãos brasileiros, dos quais três crianças.

 

A atitude de Israel constitui-se em uma violência ao direito internacional. A tática é a de terra arrasada, não deixando pedra sobre pedra no território libanês e massacrando palestinos em Gaza e na Cisjordânia. Para isso, o Estado Israelense tem realizado intensos ataques aéreos e marítimos, despejando uma enxurrada de mísseis e bombas, além de investir em operações terrestres com centenas de tanques e milhares de soldados.

 

Após invadir o Iraque e o Afeganistão, os EUA tentam, através da provocação, criar pretextos para invadir a Síria e o Irã. Para Israel, trata-se de anexar o Sul do Líbano ou pelo menos acabar com a resistência libanesa e palestina através do esvaziamento dos partidos Hamas e Hezbollah.

 

Fonte: Seeb Bahia

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram