Semin rio de Diversidade tem excelente repercussÆo

(Bragança) Foi bastante produtivo o I Seminário Nacional sobre Diversidade nos Bancos, promovido pela Contraf-CUT, em parceria com a Fetec Paraná e o Sindicato dos Bancários de Curitiba, nesta quarta-feira, em Curitiba, com a participação de lideranças sindicais de todo país, representantes do Ministério Público do Trabalho e dos bancos ABN Real, HSBC, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

No período da manhã, no primeiro painel, houve exposição do Ministério Público do Trabalho sobre ações impetradas contra alguns bancos, por discriminação de gênero, raça e orientação sexual, deixando clara a recusa dos banqueiros em estabelecer metas de resultado para seus projetos de diversidade, no sentido de promover a inclusão e efetivo avanço na contratação e promoção desses segmentos sociais, restando somente a via judicial.

O segundo painel apresentou o projeto de diversidade dos bancários, em três exposições: “O processo de construção e todo sua trajetória, culminando com a inclusão da cláusula de igualdade de oportunidades no ACT e conseqüentemente estabelecimento de mesa temática nas negociações permanentes”, por Arlene Montanari, diretora de Políticas Sociais da Contraf-CUT; “Resultado de pesquisa “in loco”, realizada no Paraná”, por Maria de Fátima Costamilan, Secretaria de Políticas Sociais e Estudos Econômicos da FETEC PR; e “O real conceito da diversidade-dirimindo dúvidas”, por Neide Fonseca, presidente do Inspir.

A segunda etapa do seminário contou com exposições dos bancos sobre seus programas de diversidade, seguida de debate. Este painel atingiu um dos principais objetivos do seminário: a socialização do conteúdo do projeto e o questionamento dos bancários quanto à sua eficiência.

Durante o seminário também foi lançada a publicação “Reflexões sobre a Diversidade no Mundo do Trabalho”, com relatos, entre outros, sobre a experiência dos bancários.

Fonte: Seeb Bragança

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram