Segunda ‚ Dia do Banc rio; confira os eventos no PR

(Curitiba) Na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, é comemorado o Dia Nacional dos Bancários. A negativa da Fenaban para todas as reivindicações da categoria na última rodada de negociações, realizada no dia 21, não é motivo suficiente para que os bancários deixem de comemorar. Foram em situações adversas como esta que os trabalhadores bancários mostraram sua força e com muita luta obtiveram suas principais conquistas.

 

Em 1951, foram 69 dias de greve. Foi nesta campanha, de uma grande assembléia realizada no dia 28, que convencionou a comemoração do Dia do Bancário. Naquele ano, as reivindicações eram reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. Os banqueiros, porém, responderam excluindo os dois últimos itens e oferecendo um reajuste baseado nos índices oficiais do custo de vida. Os trabalhadores bancários de São Paulo não aceitaram e permaneceram mais de dois meses em greve. A paralisação terminou quando a Justiça concedeu reajuste de 31%. O dia 28 de agosto virou símbolo de luta e organização.

 

Hoje, a seleção para ingresso nos bancos é cada vez mais rigorosa. Dentro dos bancos, as metas são crescentes, e a produtividade e eficiência dos trabalhadores é premiada com doenças ocupacionais. O número de bancários diminuiu muito nas últimas décadas devido as fusões e incorporações de bancos. É um novo momento de luta.

 

A presença de cada trabalhador bancário nas ações da campanha deste ano é fundamental para reverter esta situação. Os últimos anos foram de vitórias, não só de retrocessos. Basta ver os ganhos dos bancários da Caixa e do Banco do Brasil, a estabilidade e o recente aumento do nível de emprego dos bancos, reposições salariais e aumento real em 2004 e 2005.

 

Cada trabalhador pode dar sua contribuição informando-se, conscientizando familiares e colegas da importância das ações políticas dos sindicatos e "vestindo a camisa" desta campanha. Para o sucesso desta campanha, os dirigentes sindicais precisam da mobilização e participação de cada bancário com denúncias, sugestões e com o apoio à causa. Apenas com luta vamos melhorar os serviços prestados pelos bancos aos clientes e fazer com que eles efetivamente se comprometam com o desenvolvimento do país.

 

Umuarama

O Sindicato dos Bancários de Umuarama agendou para 26 de agosto, sábado, jantar dançante em comemoração ao Dia dos Bancários. É a sétima edição da festa, que reúne anualmente bancários, amigos e familiares de Umuarama e região. A noite será animada pelo Musical Brotinho’s.

 

Curitiba

Em Curitiba, o Sindicato optou por realizar diversas atividades de conscientização e mobilização junto à base. Em Setembro, os bancários de Curitiba e Região comemoram o Dia do Bancário com um tradicional porco no rolete. A previsão é de que o evento seja no dia 23.

 

Toledo

A entidade sindical realizará distribuição de camiseta em comemoração aos vinte anos do Sindicato.

 

Paranavaí

O Sindicato promoveu um jantar no dia 18, em Loanda. No dia 25, sexta-feira, a festa será em Colorado, na AABB e no dia 1º de setembro, na APCEF em Paranavaí.

 

Londrina

No dia 25, sexta-feira, haverá jantar dançante dos bancários no Iate Clube Londrina. Na segunda-feira (28) o Sindicato realiza homenagem aos bancários nas agências do Centro da cidade.

 

Campo Mourão

No dia 26, sábado, o Sindicato realiza dia de atividades esportivas e almoço na Associação dos Bancários.

 

Cornélio Procópio

O Sindicato promove Baile dos Bancários, no dia 26, na Associação Atlética de Cornélio.

 

Fonte: Patrícia Meyer – Fetec PR

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram