Seebf-PI se reúne com BNB para esclarecer pontos sobre novo modelo de agência

Diretores do Sindicato dos Bancários do Piauí (Seebf-PI) se reuniram na quarta-feira (07/08) com a Superintendência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Piauí para esclarecer detalhes sobre o processo de reestruturação e implantação do novo modelo de agências apresentado pelo BNB.

O banco apresentou que já vem sendo trabalhado desde 2012 e que, segundo a visão do banco, busca a modernização digital. O projeto piloto da reestruturação foi realizado em uma agência em Fortaleza.

“Haverá uma segmentação em relação a funções. No Piauí o impacto não vai ser muito grande no sentido de diminuir funções. Na verdade, a gente vai ter aumento de uma função de gerente de recuperação de crédito em Picos, e um gerente de negócios Pronaf em Parnaíba, vaga que não estava suprida. Em Picos vão ser criadas quatro novas vagas, mas hoje tem um excesso, então, na prática vão ser três novas vagas, em Parnaíba também terão três novas vagas”, explicou Katyuscya Paula Duarte, da Gerência Executiva do BNB no Piauí.

No Piauí a reestruturação começará nas agências de Picos e Parnaíba a partir de outubro de 2017 e seguirá até outubro de 2018 quando, segundo o banco, já terá sido implantado em todo o estado. A previsão é de que até 2019 todas as capitais estejam adequadas ao novo modelo em que, de acordo com o banco, o tipo de negócio definirá a estrutura da agência. Por exemplo, em Picos haverá gerente de recuperação de crédito, devido ao perfil da agência.

O presidente do Seebf-PI, Arimatea Passos, disse que o sindicato acompanha e continuará acompanhando o processo para que nenhum funcionário seja prejudicado com redução de remuneração, transferência compulsória ou piora nas condições de trabalho. “Nossa preocupação sempre foi e sempre será saber como ficarão as pessoas. Nos preocupamos com a redução de agências, redução de função, a objetividade no atendimento às pessoas. Vamos acompanhar integralmente o decorrer dos acontecimentos e esperamos que, ao final, ninguém tenha sido prejudicado”, afirmou.

O assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Marcos Vandaí, disse que, no caso do BNB há um diálogo melhor com os trabalhadores, sendo que desde 2014 o banco vem tratando sobre esse tema com a Comissão Nacional dos Funcionários, mas de modo geral esse caminho gera prejuízos e enfraquecimento dos bancos públicos. “No Piauí esse processo é até menos traumático, mas nós precisamos nos juntar na defesa do Banco do Nordeste como um todo. O que a gente pode fazer aqui é minimizar os impactos disso e o banco está dialogando com o sindicato, isso é um ponto positivo neste processo, mas nossa posição é contrária a qualquer medida que não coloque em primeiro plano os interesses do povo brasileiro, nem dos trabalhadores”, disse.

Novo modelo
Segundo esse novo modelo, haverá uma readequação das agências de acordo com as demandas. O novo modelo terá quatro áreas específicas – área de negócios, atendimento, administração e logística, e suporte negocial – e cada uma com um gerente de atendimento. Todas as agências terão esse novo modelo com essas quatro áreas, até outubro de 2019. Sobre esse caminho do banco para o atendimento digital, o banco reconhece que o perfil de sua clientela não tem o perfil para atendimento digital, mesmo assim o banco está se adaptando a uma realidade.

Próximos Passos
O Seeb-PI solicitou nova reunião com o banco, após a volta dos gerentes que estão em curso de formação em Fortaleza, e que serão os facilitadores na implementação desse novo modelo no Piauí. “Na próxima semana teremos nova reunião para de fato explicarem como será esse processo em Parnaíba, em Picos e em todas as outras agências. Nessa primeira reunião conhecemos mais os aspectos gerais”, afirmou Arimatea Passos, presidente do SEEBF-PI.  

Realocação de Funcionários
Em relação aos 151 empregados impactados pelo fechamento de agências do BNB, ainda há 97 que precisam ser realocados, segundo informações passadas pelo banco. Esses funcionários disputarão vagas, seguindo critérios como ranqueamento, entre outros.

Mais informações no site do Seebf-PI.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram