Seeb-PB faz encontro de mobilização no Cariri Paraibano

O Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou, na última sexta-feira (13), o Encontro Regional dos Bancários do Cariri Paraibano, ocorrido na câmara municipal de Monteiro, com o objetivo discutir com a categoria a Campanha Nacional 2018, em um cenário de grandes retrocessos em virtude dos impactos negativos da Reforma Trabalhista. A atividade também será realizada na região do Brejo.  

Um dos pontos fortes de discussão foi o pré-acordo que garanta as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que não foi assinado pelos bancos, mas que aceitaram o calendário proposto pelo Comando Nacional com rodadas de negociação nos dias 19 e 25 de julho, além do dia 1º de agosto, data que os banqueiros prometeram apresentar uma proposta final para os trabalhadores.

Os dirigentes sindicais fizeram uma rodada de debates que contemplaram uma análise de conjuntura e uma discussão acerca do cenário econômico da agenda neoliberal do governo golpista de Michel Temer, que vem congelando investimentos em políticas públicas e promovendo um total desmonte das estatais ao bel prazer do projeto privatista da bancada empresarial e do capital internacional.   

A plenária manifestou a preocupação com a própria categoria que ainda não tomou consciência da gravidade da situação atual e se mantém alheia aos processos de negociação e de lutas pela manutenção dos direitos conquistados ao longo dos últimos anos. Mencionou desconfiança sobre a intenção dos banqueiros de seguirem o calendário apresentado pelo Comando Nacional inclusive como manobra para esgotar o prazo da CCT e sugeriu estratégias para fazermos uma greve forte, no caso de impasse nas negociações.

O presidente do Seeb-PB,  Marcelo Alves, avaliou positivamente o Encontro do Cariri pela oportunidade de se fazer uma grande mobilização, ante a preocupação levantada pelos participantes do evento.

“Nos últimos anos, temos conquistado aumento real de salário em todas as campanhas. Acertadamente fechamos o acordo em 2016 com vigência de dois anos que garante nossos direitos até 31 de agosto. Temos uma campanha bastante difícil este ano uma vez que a nova legislação trabalhista aprovada pelo governo golpista retirou direitos e atingiu nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Somos a única categoria com convenção coletiva nacional construída através de muitas lutas que completa 27 anos em 2018 ”, concluiu Marcelo Alves.

A articulação do sindicato na região do Cariri também teve como objetivo visita às rádios locais para dialogar com a população sobre a importância dos bancos públicos e sobre a perspectiva da greve da categoria em setembro, diante da intransigência dos banqueiros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram