Vitória da Conquista (BA): Bancários debatem situação das agências em Itapetinga

Na manhã de quinta-feira (10), os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas e Alberto Rocha, participaram do programa do programa de Valdomiro Mota, Nivaldo Viana e Marina Oliveira, na rádio Fascinação 1080 am, em Itapetinga, para discutir e denunciar a situação precárias do serviço bancário na cidade.

Desde 2014, o Sindicato tem denunciado e cobrado postura dos bancos quanto a situação de sobrecarga de trabalho nas agências e os impactos negativos no serviço prestado à população da região.

No Banco do Brasil rotineiramente a população sofre com estrutura defasada das unidades que vão desde a falta de ar condicionado até a falta de manutenção de equipamento de segurança obrigatórios. A porta giratória que estava danificada e que teve sua manutenção aprovada após cobranças, segue sem funcionamento pois durante a manutenção a empresa responsável danificou o equipamento que só terá o serviço concluído dentro de 25 dias. A sobrecarga de trabalho na região tem sido fruto dos processos de reestruturação do banco e ataques a banco na região, atualmente a agência de Itapetinga ainda atende de Macarani e Itarantim, que ainda está funcionando em contingenciamento.

Outro agravante é que o Banco do Brasil em Itapetinga está sem gerente desde setembro de 2017, o que dificulta as cobranças por melhorias na agência. Apesar de já haver um gerente nomeado, a previsão é que o mesmo inicie o trabalho na agência só no dia 2 de julho.

Na viagem de acompanhamento à base, os diretores do Sindicato estiveram distribuindo em todas as agências a edição 1465 do boletim informativo O Piquete Bancário e também da Consulta Nacional dos bancários, que tem como objetivo levantar as principais pautas de reinvindicação da categoria para negociação durante a Campanha Nacional 2018.

Os bancários do Banco do Nordeste realizaram também uma assembleia que teve como objetivo eleger um representante para o 24º Congresso Nacional de Funcionários do BNB, que acontece nos próximos dias 18 e 19 deste mês, em Fortaleza. Na oportunidade diretores e bancários discutiram o cenário difícil pelo qual os trabalhadores brasileiros estão passando e o quanto isso tornará ainda mais árdua a campanha deste ano.

“Nesse contexto de fortes ataques só resta aos trabalhadores se fortalecer enquanto coletivo. Nossa Campanha Nacional este ano só será vitoriosa se tivermos todos os bancários unidos e entendendo a gravidade dos ataques aos nossos direitos. Nossa categoria está cada vez mais adoecida e sobrecarregada enquanto os bancos só ampliam sua lucratividade. Reforço que só conseguiremos mudar esse cenário com a contribuição de cada um, seja na formulação de propostas de pauta ou fortalecendo nossas mobilizações”, enfatiza Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram