Revista do Brasil: Trabalhadores pela liberdade de expressÆo

(São Paulo) O Tribunal Superior Eleitoral acatou representação da coligação PSDB/PFL e mandou aplicar multa de R$ 21 mil à Central Única dos Trabalhadores, regional São Paulo, pela veiculação da primeira edição da Revista do Brasil.

 

A publicação, produzida por 23 dos maiores sindicatos do país e pela CUT, nasceu da fusão de outras revistas mantidas por algumas dessas entidades. Foi lançada em maio e tem por objetivo fazer chegar aos cerca de 360 mil associados a esses sindicatos informação de qualidade apresentada sob a ótica dos trabalhadores.

 

“Todas as reportagens publicadas pela revista são baseadas em fatos, em dados, mas têm uma visão muitas vezes diferente daquela que é apresentada pelas grandes empresas de comunicação” diz Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, uma das entidades parceiras da revista.

 

A revista traz, além de reportagens sobre o mundo do trabalho, política, economia, cidadania, matérias sobre comportamento, ciência e tecnologia, história, saúde, futebol, viagem, dicas culturais. “Ou seja, não tem nada de eleitoreira e ofensiva. Outras revistas abordam questões como política e economia muitas vezes de forma ofensiva aos partidos e políticos de esquerda, aos sindicatos e aos trabalhadores, e são tratados dentro dos parâmetros da liberdade de imprensa. Por que está sendo diferente nesse caso?”, questiona o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo. Marcolino e Feijoó são os diretores responsáveis pela revista.

 

Para o diretor de imprensa da CUT/SP, Daniel Reis, a decisão da Justiça é uma ofensa à democracia e à liberdade de expressão dos trabalhadores. “Vamos continuar lutando, não vamos aceitar que calem a nossa voz. Não é possível que os trabalhadores sejam proibidos de manter uma publicação própria, que não tenham direito a contar o seu lado da história.”

 

Os sindicatos vão buscar todos os recursos jurídicos cabíveis para proteger a circulação da revista. Também serão empreendidas ações para mobilizar a opinião pública sobre o direito dos trabalhadores à liberdade de expressão. “Vamos realizar um ato, no próximo dia 9, em frente à sede da prefeitura de São Paulo, onde a coligação tucana/pefelista está instalada, e vamos dar nosso recado”, diz Daniel Reis.

 

Fonte: Cláudia Motta – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram