Recife: ato em defesa da Caixa 100% pública marca os 157 anos do banco

A resistência foi a tônica da festa que o Sindicato dos Bancários de Pernambuco promoveu para marcar os 157 anos da Caixa Econômica Federal. O ato realizado na sexta-feira (12), na agência Conde da Boa Vista, objetivou denunciar aos empregados, clientes e população a ameaça de desmonte do caráter 100% público e consequentemente a redução do papel social do banco.

A programação contou com apresentação de esquete teatral sobre a importância do banco para o País. Também foram servidos bolos de rolo, simbolizando o “rolo compressor” que o atual governo pretende passar sobre as empresas públicas, tendo em vista sua privatização.

“A Caixa chega aos seus 157 sob ameaça de ser privatizada. Contudo, nesta data tão expressiva para o banco, vamos lutar para garantir que esse patrimônio continue sob a propriedade do povo brasileiro. Acredito que se unirmos empregados, sindicato e população conseguiremos vencer a batalha contra os rentistas que pretendem acabar com a empresa pública para explorar o Brasil e os brasileiros”, enfatizou presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Durante o ato, os dirigentes sindicais conversaram com os usuários da agência sobre as consequências negativas em caso de privatização da Caixa. Romilda Mendes, que conseguiu o crédito para financiamento da casa própria por meio Programa Minha Casa Minha Vida, revelou sua preocupação.

“Estou muito feliz pela conquista, mas temo que outras pessoas não mais possam realizar seus sonhos sem o aporte da Caixa. Espero que a Caixa continue sempre assim, pública e para todos”, comentou.

A empregada da Caixa, delegada sindical e diretora da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro-Nordeste (Fetrafi-NE), Cândida Fernandes, destacou mais uma vez a necessidade de a categoria estar unida neste momento para enfrentar a atual conjuntura ultraliberal.

“A Caixa está de parabéns, mas o povo precisa ter consciência de que os programas sociais podem acabar caso ela deixe de ser pública. O banco está aí para servir aos milhões de brasileiros, porém precisamos nos unir cada vez mais e fazer uma trincheira em defesa dos nossos direitos”, afirmou.

Fabiano Moura, diretor do Sindicato e da Central Única dos Trabalhadores-Nordeste (CUT-PE), lembrou que durante a campanha de defesa dos bancos públicos já foram realizados dezenas de atos em combate as arbitrariedades cometidas contra eles.

“Nossas atividades em defesa dos bancos públicos vão por meio de nossa campanha em defesa dos bancos públicos que inclui atos, audiências públicas, instalação de frentes parlamentares e ações de mídia. Queremos assegurar que tudo que conquistamos ao longo do tempo não seja usurpado pelos golpistas. Já fizemos muito, mas muito ainda há muito a ser feito”, reforçou.

Além dos diretores do Sindicato, o ato contou com a presença do presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Pernambuco (Apcef/PE) Paulo Moretti, que destacou a importância da luta do Sindicato em defesa dos bancos públicos.

“Esse é o nosso trabalho. Estamos fazendo essa atividade com todo esforço, diante de todas as dificuldades que estamos encontrando no meio do caminho. Dentro das agências, o número de empregados é cada vez menor, porém o trabalho é cada vez maior. Mesmo diante desta conjuntura, estamos conseguindo fazer acontecer”, enfatizou Moretti.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram