Projeto “A Saúde é Sua” leva informação e orientações aos bancários no facebook

Divulgar informações sobre saúde para o trabalhador bancário tem sido historicamente um desafio para os sindicatos e para todos os envolvidos na defesa de direitos. A complexidade das informações, que por vezes envolvem leis e orientações muito específicas, ou mesmo a urgência de mero esclarecimento, sobre onde e como proceder, carecem de mecanismos ágeis de comunicação com a categoria.

Para suprir esta dificuldade, alguns sindicatos se propuseram a fazer projetos de comunicação específicos sobre este assunto, como é o caso do projeto “A Saúde é Sua” criado pela secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.

Trata-se de uma página no facebook criada há pouco mais de um mês, mas que já vem demonstrando ser uma excelente ferramenta de relacionamento com a categoria e com a sociedade sobre tema.   Na página são publicados textos e vídeos com respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos bancários que procuram o sindicato, questões relativas a seus direitos, esclarecimentos sobre as cláusulas da Convenção Coletiva e também sobre questões mais amplas, do embate nacional que é travado diariamente para avançar na luta ou mesmo impedir que os legisladores e os poder executivo prejudiquem os trabalhadores.

Segundo o idealizador da página, Gilberto Leal, secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, é tudo feito com muita simplicidade, os vídeos são produzidos com a câmara do celular e a escolha dos temas parte da vivência atendendo bancários e bancárias no dia a dia, tudo em linguagem simples e direta: “Se vejo que a resposta ao questionamento que o bancário fez pode esclarecer outras pessoas, imediatamente gravo um vídeo sobre isso e coloco na página” afirma.

Acesse aqui a página do projeto https://www.facebook.com/asaudeesua/?fref=ts

O dirigente destaca que até mesmo ele ficou surpreso com o número de acessos, que só vem crescendo desde a criação da página: “ O primeiro vídeo teve quatrocentas visualizações.  Já tivemos um, sobre auxílio doença e auxílio acidentário, que chegou a vinte mil” ressalta.

Para o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Walcir Previtale, a iniciativa do “A Saúde é Sua” parte de um princípio importante que é que o bancário deve se empoderar na questão de saúde e não ficar por conta das informações que são fornecidas pelo banco: “Quanto mais informação, mais o bancário poderá defender seus direitos tanto com relação à prevenção quanto nos casos de adoecimento no trabalho”, destaca.

Para Walcir,  as redes sociais são ferramentas importantes que o movimento sindical em todos os seus temas deve se apropriar e atuar, dada a sua capilaridade, agilidade e facilidade de comunicar e porque podem ser utilizadas tanto para a comunicação com os bancários como para a disseminação de informações entre os próprios dirigentes: “Alguns sindicatos vêm tendo muito sucesso em iniciativas deste tipo, ao compartilharmos estas experiências no Coletivo Nacional de Saúde da Contraf-CUT, elas podem se potencializar e se ampliar para o todo o país, fortalecendo a nossa luta” destaca.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram