Piauí: Sindicato dos bancários realizam caravanas no Sul do estado

Como forma de manter a categoria bancária informada acerca da Campanha Nacional de 2017, bem como as mudanças com relação à reforma trabalhista e terceirização, o Sindicato dos Bancários do Piauí realizou, no período de 7 a 10/11, duas caravanas para visitar as agências bancárias da Regional Mel, no Sul do estado.

A primeira caravana, formada pelos diretores Gilberto Machado, Hortência Oliveira, Lusemir Carvalho e Emiliano Filho, esteve nas cidades de Elesbão Veloso, Valença, Santa Cruz e Inhuma. Enquanto a segunda, com Arimatéa Passos, Chico Reis, Odaly Medeiros e Carlos Arias (Camarão), foi até Picos, Paulistana, Simões, Pio IX, Fronteiras e Francisco Santos.

De acordo com Hortência Oliveira, diretora de Imprensa e Comunicação do sindicato, durante as reuniões com empregados da Caixa, foi destacada a necessidade da união de todos contra o desmonte dos bancos públicos. “São essenciais para a manutenção de políticas sociais nas áreas de educação, habitação, saneamento básico, infraestrutura, agricultura, esporte e cultura, enfim, para a vida dos trabalhadores em geral”, frisou.

Ela disse que os bancos públicos são responsáveis pelo desenvolvimento social do país, principalmente no Nordeste. “É preciso uma conscientização geral para que as pessoas deixem a sua zona de conforto e vão à luta. O momento é de acordar e não podemos nos acomodar, afinal, o governo quer fatiar o banco e entregar à iniciativa privada”, conclui a sindicalista.

O vice-presidente do sindicato, Odaly Medeiros, defendeu o enfrentamento dos bancários para evitar a retirada de direitos conquistados ao longo dos anos de luta. “Quero manifestar meu repúdio ao governo ilegítimo e golpista, além de colocar o SEEBF-PI e o setor jurídico a serviço dos bancários, pois só a luta nos garante”, disse.

No Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a diretora Lusemir Carvalho esclareceu que está sendo passado um ‘rolo compressor’ em cima dos trabalhadores, “pois o governo está retirando direitos, está privatizando e vendendo o Brasil, e estamos no meio disso tudo”, pondera, conclamando todos a se unirem nessa luta em defesa dos trabalhadores.

Ela destacou a audiência pública agendada para o dia 28/11, em Teresina, que deve envolver membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), sindicatos, Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa (Fenae), prefeitos, vereadores, deputados, senadores e governadores, enfim, a representação dos trabalhadores. “É preciso mostrar à sociedade os riscos que estão correndo e intensificar a luta em defesa dos bancos públicos”, ponderou Lusemir.

Por sua vez, o presidente do SEEBF-PI, Arimatéa Passos, avaliou positivamente as visitas, “primeiro porque estamos levando a mensagem da campanha nacional deste ano, como está se processando; segundo, por estarmos levando a mensagem da reforma trabalhista e terceirização, tentando despertar os bancários da região a participarem mais da vida do sindicato e olhem com mais interesse para suas carreiras, pois a reforma trabalhista vai influenciar sobremaneira as formas de trabalho”, explicou.

Ele acrescentou, ainda, que “a reforma trabalhista só dá direito aos patrões e retira direitos dos empregados, além de dificultar o acesso à Justiça do Trabalho, que seria o mediador”. Arimatéa, destacou ainda a receptividade dos bancários com a presença dos diretores do SEEBF-PI, “até porque eles ficam carentes de informações”.

Para finalizar, o presidente informou que na próxima semana as visitas continuam. Desta vez a caravana irá visitar a regional de Parnaíba e em seguida será a vez do extremo Sul do Piauí, mais precisamente em Bom Jesus, Corrente e Curimatá.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram