PI: Mobilização em defesa da Caixa chama atenção da população

Uma grande mobilização encabeçada pelo Sindicato dos Bancários do Piauí com o apoio da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef/PI), Grupo Unidos pelo Minha Casa, Minha Vida, além da Associação de Pequenos Construtores e correspondentes bancários chamou atenção da população de Teresina nesta quarta-feira (18/10), de 8h às 10h, no Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa em frente à agência da Caixa na Rua Areolino de Abreu, Centro da cidade.

A mobilização, que acontece em todo o país e alerta para o desmonte do banco, foi mais uma forma de esclarecer à população que o governo Temer pretende abrir o capital da Caixa, o que significa um passo para privatização do banco público.

A manifestação em Teresina contou com faixas, cartazes, carro de som, dupla de emboladores e distribuição de carta aberta à população informando os motivos para este dia de luta.

O diretor do Seebf-PI Carlos Augusto abriu os discursos esclarecendo aos clientes e populares que se tratava de uma mobilização em defesa dos bancos públicos, sendo necessário o apoio da sociedade para evitar o desmonte da Caixa.

Por sua vez, o coordenador do Grupo Unidos pelo Minha Casa, Minha Vida, Júnior Veloso, defendeu os projetos sociais que tanto beneficiam as populações carentes. Ele criticou a postura do governo federal que bloqueou os recursos desses programas e reduziu o número de servidores da Caixa. “Estamos há 48 dias sem crédito imobiliário para assinatura dos contratos do Minha Casa, Minha Vida, e isso prejudica toda uma cadeia econômica que inclui, dentre outros, pedreiros, vidraceiros, correspondentes imobiliários, corretores, enfim, não podemos ficar calados e deixar essas pessoas de braços cruzados”, frisa, defendendo o retorno dos financiamentos já.

Ele frisa que os programas sociais geram tributos para o governo federal e municípios. “Com os contratos parados, muitas famílias ficam sem receber a chave de sua casa, e os funcionários da construção civil estão sem empregos”, lamenta Veloso.

Maria da Glória Araújo, presidente da Apcef/PI, fortaleceu o Dia de Luta em Defesa da Caixa conclamando a população para que cobrem do governo federal a retomada imediata dos investimentos nos programas sociais. “Somente unidos vamos poder resolver esse problema que aflige muita gente”, ressalta.

“Os bancários estão fazendo, a nível nacional, esta atividade, e o nosso objetivo é dar visibilidade aos problemas que estamos enfrentando”, justifica a diretora do Seebf-PI e Tesoureira, Francisca de Assis Araújo, acrescentando que o pessoal do Minha Casa, Minha Vida fortaleceu a mobilização, “porque estão vindo de todas as cidades do interior e estão sentido na pele a falta do financiamento e recursos que foram suspensos, impedindo assim a liberação das casas por falta de dinheiro”, argumenta a sindicalista.

Para finalizar, De Assis explica que a falta de financiamento prejudica a sociedade e a falta de operação prejudica aos empregados também, “porque a ameaça é de reduzir o quadro funcional e as operações que a empresa presta à sociedade”, conclui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram