Pesquisa comprova: 40% dos banc rios j  sofreram ass‚dio moral

(São Paulo) O dado consta da pesquisa de assédio moral, realizada no início deste ano, por sindicatos de bancários de todo o país, como atividade integrante do Projeto “Assédio Moral na Categoria Bancária: uma experiência no Brasil”.

A pesquisa também constatou elevado índice de adoecimentos mentais entre os trabalhadores dos bancos: 60,72% sentem-se nervosos, tensos ou preocupados. Outros sintomas apresentados são cansaço, tristeza, insônia, dor-de-cabeça.

De acordo com Suzineide Rodrigues Medeiros, diretora do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e uma das responsáveis pela execução do projeto, o objetivo da pesquisa é apurar a incidência na categoria e apontar mecanismos para coibir e punir a prática, considerada abusiva por diversas legislações. “Os números mostram que o estresse e o assédio moral estão diretamente ligados à forma como se estruturam as relações e o ambiente de trabalho. Embora haja um clima positivo em relação às chefias e às equipes, existem muitas queixas em termos de comunicação: boatos que geram insegurança, pessoas que não passam informações e que impedem o contato com as chefias. Mais: 70,97% dos bancários reclamaram da falta de pessoal. A extrapolação de jornada, a carga excessiva de trabalho e o excesso de competição também foram muito citados pelos entrevistados”, comenta a dirigente.

Com a conclusão da tabulação dos dados, os organizadores do projeto aguardam apenas o sinal verde das lideranças bancárias cutistas para agendar o lançamento nacional da pesquisa.

 

Com parceria do Fundo de Igualdade de Gênero, do Canadá, o projeto assédio moral já contou com seminários de sensibilização a dirigentes sindicais em todo o país e distribuição de cartilhas. "A idéia é que, após o lançamento da pesquisa, sejam sistematizadas propostas para inclusão de cláusula na Convenção Coletiva da categoria e de projetos de lei de penalização às práticas de assédio moral, contemplando o setor privado", complementa a diretora de Saúde da FETEC/CUT-SP, Crislaine Bertazzi.

Dia 02 de maio – Tramita na Câmara dos Deputados, projeto de lei Nº 4.326, de 2004, prevendo a criação do Dia Nacional de Luta Contra o Assédio Moral, com indicação para a data de 02 de maio.

 

O projeto foi aprovado, em 2005, pela Comissão de Educação e Cultura, sendo encaminhado na seqüência para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde aguarda, desde então, definição de relatoria.

Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SUT/SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram