PE: Ato dos bancários alerta para consequências do desmonte dos bancos públicos

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco promoveu, na manhã de domingo (3), um ato na Praia de Boa Viagem, em Recife, para denunciar os impactos desastrosos para toda a sociedade do desmonte dos bancos públicos promovidos pelo governo Michel Temer.

Centenas de cruzes foram espalhadas no Parque Dona Lindu para simbolizar a morte dos bancos públicos e dos programas governamentais, tocados por meio dos bancos públicos, voltadas para a construção de moradias, educação, transportes, saneamento e infraestrutura. Quem passou pelo local, recebeu informações sobre os setores da economia e políticas públicas que serão severamente atingidos.

“Se a Caixa for privatizada, o sonho da casa própria vira pesadelo” diz o panfleto em referência ao maior responsável pelos empréstimos do Sistema Financeiro de Habitação que gerencia o programa Minha Casa, Minha Vida. O folheto esclarece ainda acerca do papel social do Banco do Brasil como grande fomentador da agricultura familiar e do Banco do Nordeste com seu aporte significativo ao microcrédito, além da importância do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

“Há uma armadilha do governo golpista de Temer que intenta fazer crer que funcionário público não trabalha e que banco público dá prejuízo. É necessário que a população compreenda que esses são pretextos para vender as empresas estatais para os banqueiros que vão viver da exploração de empréstimos e de juros de cartão de crédito. Os rentistas não vão investir um centavo em programas sociais, e assim, quanto mais pobre o cidadão, maior será a perda”, denunciou a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues.

Leia mais sobre o ato no site do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram