Nossa Caixa ‚ multada por trabalho ao s bado

(Bauru) No último sábado, dia 12, por volta das 11h, a agência do banco Nossa Caixa localizada na praça Rui Barbosa, em Bauru, levou duas multas da Sub-delegacia Regional do Trabalho. Acompanhado por Paulo Martins e Paulo Tonon, diretores do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o auditor fiscal Durval Soler Torres constatou que 12 funcionários estavam trabalhando, o que fere a legislação.

 

O trabalho aos sábados a bancários somente é permitido em situações excepcionais. O pedido de fiscalização foi feito pelo Sindicato. A Consolidação das Leis do Trabalho e decisões judiciais do Tribunal Superior do Trabalho vedam categoricamente a realização de atividade bancária aos sábados.

 

Portanto, a postura da Nossa Caixa em manter funcionários em agências neste dia configura-se em flagrante desrespeito à legislação. A segunda multa foi decorrência da não-apresentação de documentos exigidos pela fiscalização.

 

Não é a primeira vez que um banco é multado por causa de trabalho aos sábados. Nos últimos anos, Banco do Brasil, Banespa e Caixa Econômica Federal, só para citar alguns exemplos, também foram multados por esse motivo.

 

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região entende que as diretorias das empresas devem se organizar para evitar que funcionários trabalhem em dias não úteis. Afinal, prever situações é uma das principais tarefas administrativas. Portanto, prever eventuais aumentos da massa de serviços e formas de minimizar o impacto sobre os trabalhadores é fundamental.

 

Santander Banespa

O Santander Banespa também poderá sofrer autuação da Sub-delegacia Regional do Trabalho. O banco destacou funcionários para distribuir material publicitário na porta da agência da Nossa Caixa. Além de tratar-se de situação constrangedora, o banco também cometeu desrespeito à legislação trabalhista ao manter bancários trabalhando no sábado.

 

Fonte: Seeb Bauru

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram