Matriz do Real ‚ alvo de protesto no RS

(Porto Alegre) A Federação dos Bancários RS e o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região realizaram na manhã desta terça-feira um protesto contra o Projeto 2×1, que está sendo implantado pela direção do ABN Real. Os bancários retardaram por meia hora a abertura da agência matriz da instituição, localizada na Rua 24 de Outubro, Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. 

Com faixas, cartazes e panfletos, os sindicalistas denunciaram aos clientes e usuários os abusos do Projeto 2×1, que obriga um gerente operacional/administrativo a responsabilizar-se por duas agências de pequeno ou médio porte, simultaneamente. Os diretores da FEEB-RS, Ademir Wiederkehr, Jorge Vieira da Costa e Luiz Carlos Barbosa, participaram do protesto. Segundo eles, esta iniciativa do ABN é mais um golpe contra a categoria bancária, que precariza ainda mais as condições de trabalho nas agências. O movimento sindical bancário quer que a direção do ABN Real corrija esta postura equivocada e cancele a implantação do projeto. 

Os bancários destacaram durante a manifestação que além de prejudicar os funcionários do banco, o projeto do ABN desqualifica o atendimento prestado aos clientes e usuários dos bancos. Segundo o representante dos gaúchos na Comissão de Organização dos Empregados, Luís Volnei Diogo, esta medida provocará ainda muitas demissões, sobrecarga de trabalho, desestímulo às promoções, assédio moral e adoecimento. “Os bancários já trabalham em condições adversas à saúde física e mental, este projeto é uma imposição do banco, que visa apenas economizar e lucrar deteriorando o atendimento e as relações de trabalho”, observa o sindicalista.

Demissões
O Projeto 2×1 está causando demissões de profissionais com mais de 20 anos de banco, que de uma hora para outra deixaram de ter o perfil “exigido” pela instituição. A direção do ABN Real já afirmou ironicamente ao movimento sindical que o projeto consiste em uma atitude democrática. Os bancários destacam que estas medidas fazem parte do processo de corte 500 postos de trabalho na América Latina, definido pela matriz da instituição, na Holanda.

Fonte: Marisane Pereira – Federação dos Bancários RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram