Ita£ compra o BankBoston por US$ 2,2 bilhäes

(São Paulo) O Itaú anunciou hoje a conclusão da operação de compra do BankBoston no Brasil que será pago em ações. O negócio foi fechado em cerca de US$ 2,2 bilhões. O Bank of América, atual controlador do Boston, também concordou em negociar de forma exclusiva a venda para o Itaú dos ativos do BankBoston no Chile e no Uruguai, bem como outras operações na América Latina.

 

Na semana passada, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou um ofício ao Banco Itaú solicitando uma reunião para discutir a compra do BankBoston. Na carta, assinada pelo secretário-geral Carlos Cordeiro, a Contraf pede que a reunião seja agendada “com a maior urgência possível”, “tendo em vista o clima de intranqüilidade gerado entre os funcionários” com o anúncio do negócio.

 

“Os bancários conhecem bem os resultados das fusões e aquisições do sistema financeiro e precisamos arrancar do Itaú a garantia de que não haverá demissões. Queremos saber os planos do banco para o Boston e não vamos admitir qualquer tipo de precarização do emprego”, afirmou Cordeiro.

 

O BankBoston tem 66 agências no Brasil e está presente no país desde 1947 e é o líder de mercado de pessoas físicas de alto poder aquisitivo.

 

Com a conclusão da operação, que ainda precisa de aprovação das autoridades reguladoras brasileiras, como o Banco Central, o banco brasileiro ultrapassa o Bradesco e assume a liderança no ranking de ativos de instituições privadas, segundo dados do próprio BC.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram