Grupo que intensificará fiscalização de tarifas será criado em 60 dias

(Brasília) O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, assinaram nesta terça-feira, dia 11, um acordo para intensificar a fiscalização nas instituições bancárias. Um grupo de trabalho será criado e, em 60 dias, vai definir as novas regras de fiscalização dos bancos.

Assim, o cidadão que se sentir prejudicado pelos serviços e produtos oferecidos pelas instituições, como o valor de tarifas ou a má qualidade no atendimento, vai poder reclamar diretamente no Procon mais perto de sua casa. Com isso, o Banco Central (BC) terá condições de mapear a concentração de reclamações para tomar as medidas necessárias.

O novo serviço deve estar em operação no início de dezembro, segundo o BC. Segundo Meirelles, todas as reclamações levadas aos Procons passarão a ser objetos de “tratamento estatístico”, por meio da criação de indicadores. “Essas informações vão permitir ao BC ter acesso aos tipos de produtos e serviços que as instituições estão oferecendo e em quais os consumidores estão tendo maiores dificuldades. Ações diversas podem ser tomadas pelo BC, inclusive judiciais.”

Segundo Tarso Genro, a medida deve servir como incentivo para as instituições financeiras resolverem as reclamações sem que o consumidor tenha a necessidade de recorrer aos Procons. A intenção, acrescentou o ministro, é que o usuário do sistema financeiro tenha serviços de melhor qualidade e seus direitos como cliente assegurados.

O acordo faz parte das comemorações de aniversário da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que criou o Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram