Entrega das reivindica‡äes prevista para o dia 10

(São Paulo) A Contraf-CUT enviou nesta segunda-feira ofício à Fenaban marcando para o dia 10 de agosto, quinta-feira, a entrega da Minuta com as reivindicações dos trabalhadores para a Campanha Nacional 2006. A Federação patronal ainda precisa confirmar a data, mas a intenção da Contraf é que neste mesmo dia seja realizada a primeira rodada de negociações.

 

Depois de cinco dias de discussão, a 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, encerrada neste domingo, definiu a Minuta que reivindica 7,05% de aumento real mais a inflação do período.

 

Assim como ocorre desde 2003, a Campanha será unificada, com funcionários de bancos públicos e privados lutando lado a lado pelas mesmas reivindicações. A pauta específica de cada banco será debatida permanentemente.

 

“A Campanha Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro começa forte, com muita unidade e coesão. Esse foi o principal recado da Conferência, pois praticamente todos os 800 delegados defenderam a unidade. Agora, os sindicatos devem intensificar a mobilização da categoria, para que a Fenaban atenda nossas reivindicações. Nada vem de graça. Só com muita pressão e mobilização seremos capazes de arrancar uma boa Convenção Coletiva para este ano”, destacou o presidente da Contraf-CUT, Vagner Freitas.

 

Além do índice de reajuste salarial, a pauta prevê outros itens de extrema importância para os trabalhadores, principalmente na atual conjuntura de baixa inflação. Um exemplo é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Os bancários querem 5% do lucro líquido linear, mais um valor fixo e outro variável que ainda será definido pelo Comando Nacional.

 

A defesa do emprego também está entre as reivindicações prioritárias, com a ratificação da Convenção 158 da OIT, que proíbe dispensas imotivadas, a ampliação do horário de atendimento bancário com dois turnos de trabalho e mais contratações, e o respeito à jornada de seis horas. O fim do assédio moral, das metas abusivas e da insegurança bancária também fazem parte da Minuta.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram