Diretor do Bradesco visita o Seeb RO para tratar de LER

 

(São Paulo) O Diretor de Recursos Humanos do Bradesco, José Luiz Rodrigues Bueno, acompanhado dos responsáveis pelas áreas de medicina do trabalho e de segurança do banco, e o deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO), membro da Comissão de Trabalho da Câmara dos deputados, visitaram a sede do Sindicato dos Bancários de Rondônia, em Porto Velho, nesta segunda-feira (19), onde realizaram uma reunião com a direção da entidade. O objetivo foi tratar das denúncias feitas pelo Sindicato, principalmente sobre lesões por esforços repetitivos e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (Ler/Dort).

 

Durante a reunião, o SEEB entregou aos representantes do Banco e ao parlamentar um dossiê com quinze casos de bancários portadores de Ler/Dort, demitidos nos últimos anos no Bradesco em Rondônia, que foram reintegrados, em sua maioria, por decisões judiciais e alguns por decisões administrativas da empresa; além de diversos casos de bancários da ativa, que são portadores da doença ocupacional. O Sindicato informou que os bancários omitem a existência da doença por receio de discriminação e de prejuízo na carreira, sendo que a maioria só revela a Ler/Dort após a demissão. O secretário jurídico do Sindicato, Itamar Ferreira, informou que "ultimamente o banco tem se recusado a suspender as demissões, mesmo após a comprovação da Ler/Dort"

 

O dossiê relata que as principais causas da Ler/Dort e da omissão do problema se deve a falhas no programa de prevenção e no controle da doença através dos exames periódicos. O programa de prevenção é feito apenas através do repasse de informações sobre exercícios e posturas, não sendo reservado um tempo específico para prática e não há acompanhamento de profissionais para a devida orientação. Nos exames periódicos, as principais falhas é a realização superficial de exames; o formulário do periódico que apresenta apenas duas opções, de apto e inapto, que induz a erro, já que existem inúmeros casos de bancários aptos com restrições; e o formulário denominado prontuário clínico individual (PCI), cujas informações o banco não repassa para os funcionários.

 

O Sindicato entregou ao diretor do Bradesco seis reivindicações sobre Ler/Dort: 1) cancelamento da demissão de um lesionado ocorrido em abril na agencia de Ji-Paraná; 2) programa de prevenção que inclua avaliação ergonômica e ginástica laboral; 3) suspensão de futuras demissões quando houver o diagnostico de doença ocupacional; 4) repasse de informações do PCI aos funcionários; 5) emissão de CAT nas suspeitas de Ler/Dort; 6) inclusão da opção "apto com restrições" no formulário do exame periódico.

 

Além das questões sobre LER/DORT, o SEEB entregou ao representante do banco outras cinco reivindicações: a) melhoria na assistência medica, pois em vários municípios não existem hospitais e nem médicos credenciados; b) melhoras no sistema de treinamento pela internet e proibição do uso do sistema fora do horário de expediente; c) que o banco suspenda a discriminação que está sendo feita a um dirigente do Sindicato na agencia de Cacoal, cuja promoções são vetadas pela administração superior do banco; d) contratação de mais funcionários; e) sobre transporte de numerários do banco postal.

 

Ao final da reunião, após as ponderações dos representantes do banco sobre as questões apresentadas, ficou acertado que o Bradesco dará uma resposta ao Sindicato nos próximos dias, sendo que em relação a demissão ocorrida em Ji-Paraná e sobre a discriminação de dirigente sindical, a decisão sairá em até dez dias; além disso, ficou sinalizado que poderá haver uma nova reunião, visando encontrar uma solução, negociado para o conjunto de problemas. Para o presidente do Sindicato, Cleiton Santos "a realização da reunião e a participação do deputado Valverde representa um passo importante para resolver o grave problema da Ler/Dort no Bradesco, em Rondônia".

 

Fonte: Seeb RO

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram