Dieese apresenta dados que refor‡am as estrat‚gias de luta

(São Paulo) Dando seguimento aos trabalhos da 8a Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro,  aconteceram na tarde deste sábado os debates da mesa Conjuntura Macro Setorial, sob comando do Dieese. Os técnicos do instituto apresentaram ao público dados e estatísticas importantes para reforçar os debates e auxiliar na definição das estratégias de luta para a Campanha Nacional.

A apresentação começou com dados comparativos do setor bancário nos últimos anos, como rentabilidade, rede de atendimento, acessos pela internet, número de funcionários, receitas com serviços e despesas com pessoal. Os números deixam claro que o estrondoso crescimento dos lucros não foi acompanhado pela contratação de bancários nem pela ampliação da rede de agências, que, entre 2000 e 2005 cresceu apenas 7%, contra uma ampliação de mais de 400% nos correspondentes bancários e de 90% nos caixas eletrônicos.

A seguir, foram apresentadas as condições macroeconômicas atuais, com perspectiva de crescimento do mercado interno e as expectativas para o mercado financeiro com a redução substantiva dos juros recentemente verificada.

Metas
O conceito de Balance Score Card, base do sistema de metas que aterroriza os bancários, foi apresentado em detalhes ao público. O Dieese mostrou a correlação entre as metas e o achatamento da remuneração dos bancários, que vêem cada vez mais seus salários atrelados ao desempenho na venda dos produtos, dependendo de forma crescente da remuneração variável para completar seus rendimentos.

Segundo os técnicos do Dieese, os gerentes gerais apenas colocam em prática objetivos estratégicos vindos de cima para baixo, definidos pela alta cúpula do banco, sem negociação com os bancários. Apesar disso, o cumprimento destas metas depende diretamente do “exército executor” que se localiza na base da pirâmide, mas que é quem menos recebe pela venda dos produtos. A apresentação foi encerrada com um perfil dos bancários no Brasil, classificados por faixa etária, grau de instrução, por função exercida e por gênero.

Fonte: Danilo Pretti Di Giorgi – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram