Cresce a mobilização contra ataques ao patrimônio público

As ações em defesa do patrimônio público se espalham pelo País, em debates e iniciativas para promover a divulgação da importância de empresas, bens e serviços públicos para a sociedade brasileira. No Nordeste, dois estados iniciam a semana com atividades criativas que envolvem eventos políticos e publicitários.

Em Pernambuco, a campanha já chegou aos ônibus que circulam pela cidade do Recife, lembrando que sem bancos públicos como a Caixa, por exemplo, o sonho da casa própria vira pesadelo. Também na capital pernambucana centenas de cruzes foram espalhadas no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, no domingo (3) para simbolizar a situação de pesar que os empregados dos bancos públicos vivenciam hoje com os desmontes e ameaças de privatização do governo ilegítimo de Michel Temer.

Já em João Pessoa, na Paraíba, será lançada na tarde desta terça-feira (5), a Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos, na Câmara Municipal. O objetivo é ampliar os debates e articulações para barrar projetos de reestruturação que miram o sucateamento e privatização das instituições financeiras públicas, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BNDES.

Outro propósito é fomentar ações para informar e sensibilizar os parlamentares sobre a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico e social do País. Nas duas capitais as iniciativas são de sindicatos de bancários e ramo financeiro locais e ampliam a mobilização para um grande ato em defesa do patrimônio público que acontece em 3 de outubro na cidade do Rio de Janeiro, cuja divulgação já está sendo feita pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

“Estamos em ritmo crescente de mobilização. Nossa campanha ´Se é público, é para todos´, lançada no ano passado, já se espalhou pelo Brasil e agora ganha ainda mais força com a realização de atividades, debates, audiências, representando um grande esforço conjunto para que possamos fazer uma imensa manifestação no Rio de Janeiro em 3 de outubro”, destaca a coordenadora do comitê, Rita Serrano.

TVT
Na quinta-feira (7), a TV dos Trabalhadores (TVT) apresentará um debate que aborda o sistema financeiro nacional, tendo entre seus convidados o presidente da Fenae, Jair Ferreira. O programa, Melhor e Mais Justo, é transmitido às 22h e também pelas redes sociais no mesmo dia, a partir das 15h30. A TVT vai ao ar pelo canal 12 da Net, Canal 44.1 (HD, na região metropolitana de São Paulo) e também pode ser assistida ao vivo pelo site (tvt.org.br) ou facebook (/redetvt).

Leia também:
    > PE: Ato dos bancários alerta para consequências do desmonte dos bancos públicos
    > PB: Contraf-CUT participa de sessão especial em defesa dos bancos públicos
    > Vereadores João Pessoa realizam sessão especial em defesa dos bancos públicos
    > Deputados gaúchos vão lançar frente parlamentar em defesa do Badesul e do BRDE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram