Categoria participa de debate sobre feminismo em Vitória da Conquista (BA)

Março de 2019 tem sido marcado pela organização das mulheres na construção da resistência. Nesta sexta-feira (15), com ampla participação da categoria, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (Seeb/VCR) promoveu a palestra “Feminismo: história e os desafios contemporâneo”, com a presença da historiadora, professora doutora Marcia Lemos da Universidade Estadual do Sudoeste das Bahia (UESB).

A atividade faz parte de um calendário de ações do sindicato, que tem como objetivo discutir as temáticas que envolvem a atual conjuntura e a participação das mulheres na política e no mundo do trabalho. No debate, bancárias e bancários tiveram a possibilidade discutir o papel do patriarcado para manutenção do modelo de sociedade capitalista, a importância da superação dos estigmas sobre o feminismo e a necessidade do engajamento das mulheres na luta por um modelo de sociedade igualitário para a classe trabalhadora.

“O movimento feminista é, na verdade, um grande instrumento de luta das mulheres trabalhadoras. O muito pouco que nós temos só foi conseguido na luta e na organização das mulheres, caso contrário não estaríamos aqui hoje discutindo essa temática. É nossa tarefa, no mundo contemporâneo dar continuidade”, afirmou Marcia.

Após o encontro que estimulou a troca de conhecimento e a formação, as e os presentes no evento puderam prestigiar a apresentação musical de Najara Paiva e Fabio Xáreu, saboreando um coquetel e ampliando a integração da categoria, familiares e convidados.

“Ver esse auditório cheio nos revela a importância de construir mais debates como esse, que além de nos fortalecer enquanto mulheres, também nos permite observar as contradições que nós vivemos no ambiente de trabalho e na sociedade. O sindicato, por ter um caráter de organização de classe, precisa ter esse compromisso de estimular a superação da desigualdade de gênero”, enfatizou Larissa Couto, vice-presidente do Seeb/VCR.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram