Banco da Amazônia promete proposta global à minuta específica no dia 30

Após a primeira rodada de negociações em torno da minuta específica de seus empregados, o Banco da Amazônia prometeu apresentar às entidades sindicais no próximo dia 30, às 14 horas, na matriz do banco, em Belém, uma proposta global às reivindicações da categoria nesta Campanha Nacional 2016.

A rodada inaugural que teve início na segunda-feira (22) continuou durante toda essa terça-feira (23). Pela manhã o banco apresentou ao Sindicato dos Bancários do Pará, Contraf-CUT e Fetec-CUT Centro Norte a segunda fase do Projeto de Gestão de Pessoas e demonstrou a metodologia que será adotada para seleção interna, movimentação interna, avaliação e competência. Além disso, ficou definida uma agenda para apresentação posterior das outras duas etapas do projeto, o que ocorrerá na primeira quinzena de setembro e no final de outubro.

Em seguida o banco apresentou o software que será utilizado para o registro de jornada dos empregados, já com as alterações solicitadas pelo Sindicato no início da criação do sistema. Além disso, o banco informou que apresentará em data oportuna o módulo de gerenciamento do software de registro de jornada.

Segurança e Saúde

Comissão bipartite – No turno da tarde, conforme definição prévia, a comissão de negociação discutiu os pontos referentes à segurança bancária e à saúde e condições de trabalho. Com relação ao primeiro tema foi definida a efetivação da comissão de segurança bancária e a criação de calendário para as reuniões dessa comissão bipartite. A empresa enviará ofício às entidades para solicitar os nomes dos representantes das mesmas na comissão. Além disso, o banco informou que trabalha para adequar suas agências à legislação referente a biombos e portas giratórias.

Reembolso saúde – O aumento do reembolso saúde foi uma das prioridades de debate, devido o impacto causado no bolso dos empregados do Banco da Amazônia com o custeio de plano de saúde, e as entidades sindicais solicitaram que fosse aplicado um reembolso maior.

O banco informou que o pós-emprego hoje custa R$ 180 milhões de provisionamento e que decidiu que fosse formada uma mesa temática para criar uma solução que beneficie tanto o banco quanto os empregados.

Plano odontológico – O Sindicato também solicitou ao banco o custeio do plano odontológico, a avaliação da Licença Prêmio e a inclusão de mais pessoas no Programa Ver-O-Peso. O banco informou que levará ambos os pedidos à diretoria.

Outro pedido das entidades foi o auxílio academia, o qual foi indeferido pelo banco, com a alegação de que o Programa Ver-O-Peso é mais abrangente.

Avaliações

“Esperamos que a proposta do banco atenda à pauta dos empregados no que diz respeito à salários, emprego, condições de trabalho, valorização de carreira com um PCCR que atenda aos anseios da categoria, dentre outras pautas de reivindicação. É hora de intensificar nossa mobilização e unidade em busca de novas conquistas, pois só a luta nos garantirá isso”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“A próxima semana será decisiva em nossa Campanha Nacional, tendo em vista a apresentação de proposta da Fenaban na próxima segunda (29) e dos demais bancos que negociam acordos específicos. Por isso, nossa categoria deve estar atenta e mobilizada em todos os bancos, pois se nossas reivindicações não forem atendidas pelos banqueiros deveremos estar preparados para construir uma forte greve unificada em todo país. Vamos à luta até a vitória”, destaca o secretário de organização da Contraf-CUT, Carlindo Abelha.

Principais reivindicações no Banco da Amazônia

– Reajuste salarial com ganho real
– Mais contratações
– Melhoria estrutural de todas as unidades
– Segurança Bancária
– PCCR
– Inclusão do Quadro de Apoio no PCCR
– Fim da Terceirização
– Incorporação da comissão no salário base
– Concorrência Seletiva
– Plano de Saúde aos aposentados
– Implantação do Ponto Eletrônico em conjunto com as entidades

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram