Bancários se manifestam contra fechamento do BNB/Bairro Brasil

Na manhã desta sexta-feira (20), funcionários do Banco do Nordeste e o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região retardaram a abertura das agências de Conquista, Barra da Estiva e Itapetinga em uma hora. A manifestação que fez parte do Dia de Luta no BNB que buscou alertar a comunidade sobre as consequências da reestruturação anunciada pelo banco no último dia 13. Serão 19 agências fechadas em todo o Nordeste, entre elas a unidade do bairro Brasil.

Os ataques do governo Temer colocam em risco o futuro das empresas públicas. No setor bancário, a reestruturação do BNB já é a terceira entre os bancos oficiais, o primeiro foi o Banco do Brasil, em seguida a Caixa Econômica Federal que iniciará a reestruturação em breve. Estes projetos reduzem postos de trabalho e fecham agências com a justificativa de “melhoria da eficiência operacional”, mas para população o efeito será outro, mais filas e tempo de espera para atendimento.

O fechamento de uma agência afeta diretamente clientes, usuários e o comércio. Os moradores da zona oeste de Conquista já estão sendo prejudicados com o encerramento das atividades do BB da Régis Pacheco, sofrerão agora com o BNB que passará a ter atendimento apenas na unidade da Praça Barão do Rio Branco.

“Essa reestruturação enfraquecerá o BNB e causará impactos na economia do Nordeste, já que este é um banco cumpre um papel importante para o desenvolvimento econômico da região. Para além dos bancários, que desde já sofrem com a instabilidade do emprego, trabalhadores que fazem o apoio, como estagiários, vigilantes, telefonistas e auxiliares de Serviços Gerais correm o risco de não serem absorvidos por outras unidades. É importante que todos se mobilizem contra o fechamento de mais uma agência em Conquista”, afirmou Sarah Sodré, diretora do SEEB/VCR.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram