Bancários realizam primeira negociação com o BNB e assinam  Acordo do Ponto Eletrônico

Na manhã desta quarta-feira, 27/6, foi feita a primeira negociação com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) dentro da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2018. Nesse mesmo dia, foi assinado o Acordo do Ponto Eletrônico dos funcionários do Banco, uma luta antiga da categoria, que já dura 15 anos. O encontro aconteceu na sede do Centro Administrativo do BNB, em Fortaleza.  Estiveram presentes à assinatura do Acordo do Ponto Eletrônico e à primeira negociação  com o BNB, a  presidenta e o secretário-geral da Contraf-CUT, Juvandia Moreira e Gustavo Tabatinga, respectivamente, além dos representantes dos Sindicatos do Nordeste, que tem o BNB em sua base, a Federação Bahia/Sergipe, a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, em bem como o presidente do BNB, Romildo Carneiro e diretores do banco.

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira lembrou a lógica dos bancos que é só concentração de renda. “Daí a importância de começarmos  as negociações da Campanha 2018 pelo Banco do Nordeste, um banco iminentemente voltado para o desenvolvimento econômico e social dessa região.  A presença do presidente da Instituição na primeira negociação valoriza a negociação com o banco. É um sinal relevante”.

Mas, enfatizou que, de maneira geral, as negociações estão ameaçadas com a nova lei trabalhista, como o fim da ultratividade da Convenção Coletiva. “Queremos que o acordo com BNB seja válido até que se renove um próximo acordo. Tem questões sensíveis, como auxilio creche-babá, por exemplo. Garantir a ultratividade dos acordos é fundamental e terminar a negociação com um acordo válido até o fim”, completou.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, em exercício, José Eduardo Marinho lembrou, “esse acordo celebrado do Ponto Eletrônico do BNB é sugestão de vários colegas do banco, ao longo de anos, onde cada bancário e bancário deu sua sugestão, participou de debates e, por fim, deu seu aval na assembleia geral extraordinária específica, coroando trabalho do Sindicato e sua base.  Enfim, o acordo é a celebração da contribuição de cada bancária e bancário do BNB, para implantação do ponto eletrônico na instituição, nos moldes que atende a categoria”.

Para o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Tomaz de Aquino, “o ponto eletrônico é uma das maiores conquistas dos trabalhadores do BNB, tanto para os funcionários como para o próprio banco, nos últimos anos. Isso é fruto de uma construção que estamos fazendo entre corpo funcional e a direção do banco durante 15 anos. Passamos por um período muito difícil nas décadas de 90 e início de 2000, mas de 2003 para cá, nós temos tido uma relação fora do comum com todos os presidentes que assumiram o BNB. Os diretores que passaram por aqui, demonstraram capacidade grande de diálogo,  importante para a relação trabalhista. Há alguns anos, o BNB era o último a iniciar a negociação das campanhas salariais. Agora sai na frente, somos os primeiros a negociar em 2018. Isso nos motiva, como movimento sindical, a cada vez mais lutar pelos direitos dos bancários do BNB”, concluiu Tomaz de Aquino.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram