Bancários protestam contra privatização da Caixa

Na manhã desta sexta-feira (15), os bancários e as bancárias realizaram um ato público em frente à Agência Epitácio Pessoa, da Caixa Econômica Federal, para denunciar a ameaça de privatização da instituição financeira pelo governo neoliberal de Jair Bolsonaro. Durante a atividade, foi distribuído um material impresso, mostrando que não tem sentido enfraquecer, fatiar, reduzir e privatizar a Caixa, que é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

A atividade fez parte do Dia Nacional de Luta Pela Caixa 100% Pública, reuniu empregados do banco e diretores do Sindicato dos Bancários da Paraíba que, através de faixas e discursos, denunciaram à sociedade o acelerado processo de desmonte da Caixa com o objetivo de fatiar a empresa e vender suas áreas mais lucrativas, como seguros, cartões, assets e loterias, conforme já assumiu publicamente o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Afinal, ele foi escolhido pelos neoliberais justamente por ser especialista em privatizações.

Em sua fala, o presidente do Sindicato, Marcelo Alves, leu uma carta aberta dos empregados da Caixa para o presidente da instituição financeira, enfatizou os 158 anos da Caixa, cuja história se confunde com o desenvolvimento do País, e os malefícios da privatização para seu corpo funcional e, principalmente, para o povo.

“Defendemos a Caixa 100% Pública porque ela tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Brasil. É o principal agente das políticas públicas; financia o sonho da casa própria; guarda 40% da poupança dos brasileiros; tem mais crédito e menos juros; distribui parte da arrecadação das loterias para a seguridade social, esporte, cultura, segurança pública, educação e saúde; é o banco do trabalhador brasileiro, pagando seguro-desemprego, abono-salarial e Pis. Então, perguntamos: que banco privado faria tudo isso, quando vive do lucro pelo lucro? Portanto, defender a Caixa é defender o País!”, concluiu Marcelo Alves.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram