Bancários lançam Campanha Nacional 2018 em Campo Grande (MS)

Com o slogan “Todos por Tudo”, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região lançou, nesta quinta-feira (21), a Campanha Nacional dos Bancários 2018. O ato teve início às 9h na agência do Bradesco, localizada na esquina das ruas Cândido Mariano com 13 de maio.

Os diretores do sindicato percorreram as principais agências no centro da cidade – Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e Banco do Brasil – onde entregaram panfleto informativo e conversaram com os bancários sobre a importância da união da categoria para enfrentar a campanha deste ano.

 

Segundo o presidente do SEEBCG-MS, Edvaldo Barros, esta campanha vai ser a primeira sob a vigência da nova lei trabalhista, e com essa legislação, a Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários vence no dia 31 de agosto e, assim, a categoria corre o risco de perder direitos conquistados em décadas de luta.

“Os direitos historicamente conquistados pela categoria estão sendo ameaçados pela reforma trabalhista, e essa é a primeira negociação depois da implementação da mesma. Não é uma reforma e sim uma tentativa de retirada dos direitos dos trabalhadores”, enfatizou o presidente.

 

De acordo com Edvaldo Barros, a categoria bancária tem recebido bem a Campanha Nacional, pois percebe que este é um momento crítico que precisa da união de todos os trabalhadores. “A categoria está entendendo o momento crítico que estamos vivendo e, com certeza, a mobilização dos trabalhadores será grande. Se precisar entrar em greve, nós vamos paralisar e mostrar para o patronato que precisa reconhecer o trabalho dos bancários, garantindo seus direitos”, comentou.

Os pontos centrais da Campanha Nacional dos Bancários de 2018 são: defesa dos empregos, com a proibição das demissões em massa; defesa das homologações realizadas nos sindicatos; manutenção da mesa única de negociações entre bancos públicos e privados; acordo que garanta a ultratividade da CCT; defesa dos bancos públicos que estão sendo desmontados e preparados para privatização.

Negociação com a Fenaban

A pauta de reivindicações da categoria já está nas mãos da Fenaban, além das pautas dos acordos aditivos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A primeira rodada de negociação ficou agendada para o dia 28 de junho. 

Além da manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos Bancários, a pauta de reivindicações prevê reajuste da inflação mais aumento real de 5% para salários e demais verbas; e cláusula garantindo que as novas modalidades de jornada e contratações da nova lei trabalhista só poderão ser feitas por meio de negociação com o Comando Nacional dos Bancários.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram