Bancários do ABC entregam carta aberta para clientes e usuários da Caixa

Os diretores do Sindicato dos Bancários do ABC realizaram, nesta quarta-feira (23), um ato nas agências da Caixa de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra em defesa do banco 100% Público e por melhores condições de trabalho. A atividade foi realizada em conjunto com entidades de todo o País.

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa preparou uma carta aberta à população denunciando uma série de medidas, que, de acordo com o diretor do Sindicato e membro da CEE Caixa, Jorge Furlan, podem levar ao desmonte total da Caixa Econômica Federal como banco público, tais como: fechamento de agências, redução de investimentos na construção de moradias, diminuição da capacidade de atendimento à população, sobrecarga de trabalho para os funcionários entre outras medidas. “Esse  processo de desmonte do banco afeta toda a sociedade e é preciso que a sociedade saiba disso”, disse Furlan.

Uma reestruturação no banco, iniciada em julho, está atacando as áreas meio da Caixa e reduzindo o número de empregados e funções nos departamentos responsáveis pelas funções sociais da instituição. As principais afetadas são as Gifug (gerências de Fundo de Garantia), Gigov (gerências que cuidam dos programas sociais) e as Cehabs (responsáveis pelo crédito habitacional, uma das principais funções sociais do banco.

A ampliação das ações em defesa da Caixa, envolvendo a sociedade e prefeituras, câmaras de vereadores, associações de bairro, dentre outras, foi uma das deliberações do 33º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizado em São Paulo, 29 de junho a 2 de julho deste ano.

“Vamos continuar com essas atividades e realizaremos atos todas quartas-feiras, pelo menos até a próxima negociação com a direção (ainda sem data marcada), a fim de pressionar pela revogação de medidas que precarizam as condições de trabalho e o atendimento à população, como fechamento de agências, reestruturação, verticalização e a ampliação do programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP)”, finaliza Furlan.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram