Bancários de MT marcam presença no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência

A proposta de Reforma da Previdência do governo de Michel Temer (PMDB) revolta e mobiliza todas as Centrais Sindicais e movimentos sociais. Nesta segunda-feira (19.02), o Dia Nacional de Luta é uma resposta das centrais sindicais, à PEC 287/16, cuja votação estava marcada para hoje na Câmara Federal. 

Em Cuiabá, o ato público e panfletagem ocorreram na frente à Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) localizada na Avenida Getúlio Vargas. O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT) marcou presença na mobilização contra a "reforma" da Previdência com faixa estampando a cara dos deputados federais com a frase “Se votar, não volta”.

Após o ato, o Seeb/MT percorreu as agências bancárias do Centro Financeiro de Cuiabá para alertar os bancários sobre a importância de barrar a famigerada “Reforma da Previdência”. Foi realizada uma reunião na agência do Bradesco, localizada na Rua Barão de Melgaço e retardamento da abertura do Banco do Brasil, localizada na Av. Rubens de Mendonça. Ainda foi entregue material informativo sobre os impactos da reforma aos bancários, aos clientes e à população sobre os prejuízos da proposta de Temer.

“Fizemos um movimento percorrendo as unidades bancárias para continuar com a mobilização contra a reforma da previdência. Nossa tarefa é alertar e conscientizar os trabalhadores sobre os prejuízos que terão caso a proposta de reforma seja aprovada. Vamos continuar na luta e nos mobilizando em prol dos trabalhadores”, alerta o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa.

Apesar das alterações apresentadas pelo relator da Reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), no dia 7 de fevereiro, a reforma prevê aumento da idade mínima de concessão da aposentadoria: 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Além disso, será necessário contribuir por 40 anos para se aposentar com 100% do salário.

Na prática, muitos trabalhadores  irão contribuir  por um longo período sem que tenham qualquer  garantia de se aposentar  quando sua força de trabalho for reduzida por conta da idade. A base aliada precisa garantir 308 votos para aprovar a PEC na Câmara dos Deputados.

Pressão

O presidente do Seeb/MT ainda convocou a categoria para pressionar os parlamentares. Em Mato Grosso apenas um deputado federal vota a favor dos trabalhadores. Os demais já votaram contra a classe trabalhadora, aprovando a reforma trabalhista e a terceirização irrestrita.

A orientação é para que os trabalhadores enviem e-mail para os parlamentares cobrando um posicionamento contrário à reforma da previdência, caso contrário, poderão perder votos nas eleições deste ano.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram