Bancários começam a negociar reivindicações específicas com BRDE

Primeira rodada ocorreu na sede do banco público, em Porto Alegre

Os Sindicatos dos Bancários de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba se reuniram na tarde desta quarta-feira (8), com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na sede da instituição, na capital gaúcha, para a primeira rodada de negociação da Campanha Nacional 2014 sobre a minuta de reivindicações específicas dos funcionários.

Os principais pontos de pauta que foram debatidos se referem à criação de uma comissão paritária para a elaboração de um Plano de cargos e salários, revisão das tabelas salariais dos Regulamentos de Pessoal I e II e discussão das férias dos empregados com mais de 50 anos de idade, que poderão ser concedidas em mais de uma vez, desde que referido expressamente pelo empregado.

Segundo o diretor do Sindicato de Porto Alegre, Lúcio Mauro Paz, assim que for implementada a comissão, esta terá o prazo de seis meses para apresentar o diagnóstico sobre cargos, benefícios, avaliações e promoções.

Os representantes dos bancários do BRDE lutam pela criação desta comissão há vários anos. “Há espaço para avançarmos e conferirmos resolutividade ao conjunto de demandas represadas no BRDE”, avaliou Paz.

Outro ponto de destaque foi a revisão e atualização do Plano Odontológico (PAO) oferecido hoje pelo BRDE aos seus funcionários, nas modalidades livre escolha e Uniodonto em até 90 dias.

Além disso, foram reafirmadas as reivindicações sobre o vale alimentação, no valor de R$ 724 e o vale refeição, também no valor de R$ 724.

Após a apresentação e defesa da pauta pelos dirigentes sindicais, o banco explicou que os itens já estão sendo estudados por uma consultoria.

Os sindicalistas exigiram mais agilidade nos trabalhos para ver atendidas essas reivindicações históricas o quanto antes.

A revisão do valor do auxílio-creche/babá e a coerção às práticas de assédio moral, através da formação de um grupo de trabalho para discutir os problemas existentes no que tange às práticas de assédio moral, também estão entre as demandas dos trabalhadores. O banco avaliará o Protocolo para Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho da Contraf-CUT, com perspectiva de assinatura.

Pelos bancários, estiveram presentes o diretor do Sindicato de Porto Alegre, Lúcio Mauro Paz, o diretor do Sindicato de Florianópolis e funcionário do BRDE, Fábio Burkard, e os delegados sindicais Pablo Diogo Rexo e Ottoniel Rocha Jr.

O BRDE foi representado pelo superintendente de Infraestrutura, Paulo da Silva Reis.

A próxima rodada de negociação ficou agendada para a próxima quarta-feira (15), às 14h, igualmente na sede do banco.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram