Bancários cearenses protestam contra mudanças na Cassi e Saúde Caixa

Nesta quarta-feira, 20, funcionários do Banco do Brasil e os empregados da Caixa Econômica Federal, no Ceará realizaram protestos para mostrar que estão insatisfeitos e exigem fim das mudanças nos seus planos de saúde: Cassi e Saúde Caixa. Dirigentes do Sindicato dos Bancários do Ceará se juntaram a categoria em agências e unidades de Fortaleza e nos municípios do Interior para defender seus direitos.

No Banco do Brasil, foi distribuído com os funcionários e clientes o Boletim da Cassi, onde é reivindicada negociação com banco sobre as mudanças no seu Estatuto, que trata sobre custeio e a governança da Cassi. As duas partes que sustentam o plano, no caso o banco e os associados precisam negociar para depois levar à aprovação do Corpo Social, informa o boletim.

Explica ainda que o “BB resolveu atropelar este processo. Quer impor aos diretores e conselheiros da Cassi uma decisão que não cabe a eles. Assedia os funcionários para apoiarem uma proposta que corta direitos, aumenta contribuições dos associados e reduz as do banco, implanta voto de minerva a favor do BB e entrega duas diretorias ao mercado, reduzindo a participação dos associados a um terço”.

Na Caixa, os empregados vestiram branco para mostrar a união e contrariedade da categoria à alteração no modelo de custeio do Saúde Caixa. O banco descumpre o Acordo Coletivo específico, que prevê desde 2004 o pagamento de 70% das despesas assistenciais do Saúde Caixa, pela empresa, estipulando limite de 6,5% da folha de pagamento para a participação do banco nesses despesas. Com as alterações, o Saúde Caixa ficará mais caro e poderá ficar inacessível, em especial, aos aposentados.

A atividade faz parte da intensificação da campanha “Saúde Caixa: eu defendo”, definida pelas entidades representativas dos empregados da Caixa em nível nacional. A campanha vai até a primeira semana de julho, quando o Saúde Caixa completa 14 anos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram