Banc rios paralisam o BNB em Pernambuco

(Recife) Marcos Viana e Ruben Gouveia podem contar com a solidariedade de seus colegas de trabalho. Durante o ato realizado nesta quinta, 29, os funcionários da agência Agamenon do BNB em Recife resolveram acatar a sugestão de paralisação no dia seguinte. Ou seja, até meio-dia, a unidade não funcionou nesta sexta-feira, 30. O Sindicato de Pernambuco visitou, também, a agência Sete de Setembro, onde obteve o mesmo retorno. Lá, a paralisação foi marcada para terça-feira, 4 de julho.

 

O assunto ganhou repercussão no parlamento. O deputado estadual, Roberto Leandro, e o deputado federal, Paulo Ruben Santiago, marcaram presença na atividade da quinta. No dia anterior, Roberto Leandro já proferira um pronunciamento na Assembléia Legislativa para denunciar o fato. Ambos garantiram que levariam o assunto a conhecimento do governo federal.

 

Relembrando os fatos

Os dois funcionários, um com mais de 30 anos de banco, outro com 28 anos de serviços prestados, foram demitidos sem justa causa na semana passada. Coincidentemente, depois de terem obtido sucessivas vitórias judiciais nas ações em que reclamavam horas extras do banco, provenientes da gestão de Byron Queiroz.

 

Vale ressaltar que, nos bancos públicos, a lei exige demissão por justa causa e com abertura de inquérito administrativo. Para o presidente do Sindicato, Marlos Guedes, trata-se de uma tentativa de intimidação dos funcionários: ‘foi uma forma do banco pressionar os que têm ações na Justiça. E isso nós não vamos admitir’.

 

Fonte: Seec PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram