Banc rios do Nordeste ampliam a mobiliza‡Æo

(São Paulo) A adesão dos bancários cresceu neste segundo dia de paralisação nos bancos de Sergipe. “O movimento está se fortalecendo e vamos mantê-lo até a Fenaban apresentar uma proposta que atenda aos interesses da categoria”, declara Marcelo Vieira, secretário de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

 

Os bancários do Piauí também entraram no segundo dia de greve. Em Teresina, um gerente do Banco Itaú chamou a Polícia Militar para forçar a entrada com Interdito Proibitório, o que causou aglomeração no interior da agência, já que clientes de outros bancos foram em busca de atendimento. Indignada, a presidenta do Seebf PI, De Assis Araújo, classificou tal ato como um desrespeito, uma vez que causou constrangimento aos empregados.  "Esse tipo de coação é indecente, imoral e injusto, o que não deixa de ser assédio moral para que os bancários voltem ao trabalho de forma pressionada", frisa. Nos demais bancos de Teresina, a paralisação continua a pleno vapor e a greve conseguiu mais adesões de agências no interior do Piauí.

Mais agências fecharam nesta quarta-feira dando continuidade a greve geral da Paraíba. Depois da rodada de negociação com a Fenaban ontem, os bancários paraibanos realizaram assembléia, rejeitaram a proposta e decidiram ampliar o movimento para todo o Estado.

 

No segundo dia de greve, os bancários de Campina Grande (PB) mantêm fechadas todas as agências do centro da cidade. Nas cidades do interior que fazem parte da base do Seebcg, das 17 agências, sete aderiram ao movimento paredista.

 

Em Pernambuco, dois bancários, um do Banco do Brasil e outro da Caixa, foram arrastados da porta do BB no Ceasa, onde faziam esclarecimentos sobre a manutenção da greve da categoria. Uma guarnição do Posto de Polícia Militar do Ceasa chegou agredindo e empurrando os grevistas, com ajuda da segurança particular do centro comercial. Os dois estão sendo conduzidos para a delegacia de Jardim São Paulo, segundo informou, aos berros, o policial-comandante, enquanto um dos agredidos falava ao telefone com a Assessoria de Comunicação do Sindicato. O Comando de Greve acionou os advogados do Sindicato para libertá-los. A truculência da Polícia Militar será questionada junto ao governador Mendonça Filho, em ofício que o presidente do Sindicato, Marlos Guedes, encaminha ainda hoje, em protesto. Ontem, soldados PM apontaram armas para grevistas no Banco Real e intimidaram bancárias que estavam fazendo o atendimento especial a aposentados e pensionistas do INSS na Caixa Econômica. "É inadmissível que se use de violência e constrangimentos físicos e morais contra trabalhadores que exercem seu legítimo direito de greve", protesta Marlos Guedes.

 

No Ceará, os empregados da Caixa Econômica Federal realizaram nesta terça-feira uma grande manifestação em defesa da implantação do PCS Já. O ato aconteceu na sede da Superintendência da Caixa – Escritório Fortaleza Sul, com a presença de representantes de todas categorias profissionais que compõem o quadro da CEF. O movimento pró PCS JÁ recebe o apoio do Sindicato dos Bancários e Apcef/CE, que entregaram um ofício ao superintendente Jurandir Santiago para que seja encaminhado à Presidenta da Caixa Econômica Federal, em Brasília, mostrando as razões do pedido dos empregados. No ofício, o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Saraiva, ressalta a importância do PCS para os trabalhadores e solicita sua imediata implantação.

 

Em Alagoas, a greve por tempo indeterminado atinge o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. A paralisação deve ser estendida amanhã para os bancos privados. Ontem, no primeiro dia da greve em Alagoas, a adesão dos funcionários do BB, Caixa e BNB foi quase de 100% em Maceió e bastante ampla no interior, sobretudo na Caixa Econômica e Banco do Nordeste.

No Maranhão, os bancários pararam praticamente todas as agências da Caixa e do BB de São Luís. O HSBC também fechou no centro da cidade. No interior, a greve atinge Açailândia, Aldeias Altas, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Codó, Coroatá, Imperatriz, João Lisboa, Mangabeiras, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Pindaré-Mirim, Pinheiro,  Porto Franco, Rosário, São José de Ribamar, São Mateus, Santa Inês, Santa Helena (parcial), São Luís Gonzaga, Tasso Fragoso, Timbiras e Timon.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram