Banc rios discutem Campanha no Paran 

(Curitiba) A Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e os Encontros Específicos por banco realizados neste final de semana no Paraná levaram 220 trabalhadores, bancárias e bancários, de todo o estado e mais 30 convidados para a Associação Banestado em Praia de Leste, Pontal do Paraná. O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná (FETEC-CUT-PR), debateu e definiu as estratégias para a Campanha Nacional dos Bancários, além de reforçar a mobilização para as negociações, já em andamento, dos financiários e dos trabalhadores de cooperativas de crédito.

 

Na abertura oficial do evento, Sérgio Athayde da Silva (Serginho), bancário aposentado que integra a CUT, lembrou que a combatividade dos trabalhadores do ramo financeiro tem ressonância em todas as categorias de trabalhadores do país.

 

Os presidentes licenciados do Sindicato de Curitiba e Região e da Federação dos Bancários, Marisa Stédile e Adilson Stuzata, também estiveram presentes ao evento. Stuzata lembrou que a humanidade no ambiente de trabalho está sendo subtraída dos bancários, que estão perdendo qualidade de vida. "De nada adianta apenas receber um aumento de salário e reverter este ganho em medicamentos. A qualidade de vida deve ser a nossa principal bandeira".

 

Marisa corroborou com a opinião de Stuzata, levantando a bandeira do combate ao assédio moral. "O trabalho não deve doer, nem no corpo e muito menos na mente”, disse.

 

Após a abertura oficial foi realizada a leitura e discussão do regimento interno da Conferência. A exposição sobre a conjuntura econômica com o economista Cid Cordeiro, do Dieese-PR e a palestra "Assédio Moral e Violência Psicológica no Trabalho Bancário", proferida pela psicóloga Lis Andréa Soboll, foram realizadas na tarde do sábado. Também durante a tarde foram realizadas as reuniões por bancos. Cinco grupos foram formados: bancos privados, HSBC, Banco do Brasil, Caixa e cooperativas de crédito. Os grupos discutiram as cláusulas econômicas e sociais para a minuta mínima unificada e estratégias para a Campanha Nacional.

 

No domingo, os participantes da Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro elegeram os representantes do Paraná para o Comando Nacional, responsáveis pela negociação junto aos banqueiros e os representantes do estado para as Comissões de Organização dos Empregados, que tratam de questões específicas dos trabalhadores de cada instituição financeira. Também foram escolhidos os 37 delegados que representarão os trabalhadores de todos os bancos instalados no Paraná na Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

 

Fonte: Patrícia Meyer – Federação dos Bancários da CUT Paraná

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram