Banc rios de PE definem prioridades para Campanha

(Recife) As propostas referendadas pela plenária do Encontro Estadual dos Bancários de Pernambuco, realizado na sexta e sábado últimos no Recife, comprovam o que a Consulta Nacional, coordenada pela Contraf-CUT, apontou no Estado: a prioridade dos empregados dos setores público e privado na Campanha Nacional deste ano é ganho real.

 

Como não só de pão vive o homem, a consulta  aponta, e os resultados do encontro igualmente focam, outras preocupações relativas à saúde e condições de trabalho. Garantia de emprego, traduzida no combate à demissão imotivada é um deles. O fenômeno atinge, sobretudo o setor privado, mas, embora inadmissível, bate às portas também do setor público.

 

Outro aspecto que atinge os trabalhadores públicos e privados é o assédio moral, comprovado em pesquisa nacional, coordenada pelo Sindicato, e corroborada por denúncias cada vez mais freqüentes. Incluir cláusula de prevenção e combate a esse tipo de violência moral no trabalho, muitas vezes fruto da pressão excessiva por metas, é ponto de honra nesta campanha, e é reivindicada pela categoria.

 

Processo democrático

O Encontro Estadual foi um dos mais participativos nos últimos anos, na avaliação do presidente do Sindicato e secretário-geral da Fetec Nordeste, Marlos Guedes. Dentre os 218 participantes, houve representação da maioria dos bancos presentes no estado, num recorte que respeita a composição da base tanto na região metropolitana como no interior. A maioria coube ao Banco do Brasil, seguido pelo ABN/Real, Bradesco, Caixa Econômica, Unibanco e BNB.

 

Fonte: Seec PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram