Banc rios dÆo cartÆo vermelho ao Santander

(Porto Alegre) O movimento sindical bancário gaúcho realizou um grande ato no início da tarde desta sexta-feira, denunciando as jogadas sujas do Santander Banespa. A manifestação, que aconteceu em frente à agência matriz da instituição, no centro de Porto Alegre, foi promovida pela Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul e seus sindicatos filiados. Mais de 100 dirigentes sindicais e funcionários aposentados do Banespa, vestidos com camisetas amarelas, deram cartão vermelho para o grupo espanhol.

Segundo os bancários, o Grupo Santander chegou ao Brasil durante um processo perverso de privatização, e, desde então mantém uma política de exploração dos trabalhadores e desrespeito com relação aos clientes e usuários. Durante o processo de integração do sistema tecnológico o banco chegou a convocar os funcionários para trabalhar nos finais de semana sem remuneração. Os gerentes, que já compõem a maior parte da força de trabalho da instituição, não possuem ponto eletrônico, o que os sujeita à constante extrapolação da jornada de trabalho.

"Os bancos agem como agiotas, sugam os recursos do país e passam por cima dos direitos e da dignidade de seus trabalhadores. Eles também atacam diariamente seus clientes e usuários através da cobrança de tarifas e juros abusivos. Estamos aqui para denunciar as jogadas sujas do banco como as demissões sem justificativa e as péssimas condições de trabalho as quais são submetidos os funcionários", destacou o diretor da FEEB-RS, funcionário do Santander Banespa, Ademir Wiederkehr.

O diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Juberlei Bacelo, disse que o Santander se especializou na retirada de direitos da categoria bancária e na exploração do povo brasileiro. "A obrigação do sistema financeiro é gerar desenvolvimento, mas isto não acontece no Brasil. Enquanto os bancos lucram cada vez mais a população continua na carência de recursos básicos. Nós não temos 100 milhões de dólares para investir numa campanha de marketing e chamar a atenção dos brasileiros, mas viemos para a rua fazer a denúncia, que é a nossa forma de luta", ressaltou.

Fonte: Marisane Pereira – Federação dos Bancários RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram