Banc rios acreanos querem aumento real

(Rio Branco) Faltando pouco menos de dois meses para os bancários entrarem em data-base (1º de setembro) a Campanha Nacional da categoria começa a ser discutida dentro das agências. Uma consulta preparada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenada pelos sindicatos foi realizada durante as últimas semanas dentro das instituições financeiras.

 

Conforme a consulta os itens como: aumento real de salário, melhor distribuição dos lucros e resultados das empresas e discussão das metas abusivas tiveram um maior número de aceitação dos 238 bancários acreanos consultados. Garantia do emprego e vale-alimentação maior também foram apontados pelos bancários como prioridades para a campanha.

 

Cláusulas econômicas

Com os enormes lucros obtidos pelas instituições financeiras brasileiras durante os últimos anos, os bancários acreanos não pensaram duas vezes na hora de optar como prioridade para esta Campanha o aumento real de salários. Conforme pesquisa divulgada no site do Sindicato dos Bancários do Acre (www.seebac.com.br) 84,59% dos consultados reivindicam aumento real de salário e outros 60,83% querem uma melhor distribuição na participação de lucros e resultados das empresas.

 

A pesquisa revela ainda que 40,74% dos bancários acreanos querem aumento real de salário que varia de 6% a 10%. Outros 29,82% sonham com uma fatia maior do bolo, onde o reajuste necessário para cobrir o poder de compra seria de 11% a 15%.

 

Para recompor o poder de comprar e assim garantir um acordo salarial digno, com aumento real de salário, a presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edjane Batista, deixa claro que somente com uma forte mobilização dos bancários durante as assembléias e demais atividades da Campanha será possível garantir um acordo salarial dentro da expectativa da categoria.

 

Cláusulas sociais

Além do índice de reajuste nos salários, os bancários também puderam votar sobre o que era mais importante em questões como auxílio e emprego. Dois itens tiveram votações expressivas: garantia de emprego, com 48,83%, e vale-alimentação maior, com 71,41%. Abaixo, aparece o auxílio-educação, com 31,02%.

 

Saúde e condições de trabalho

Não é só dinheiro no bolso que garante uma qualidade de vida. Por isso, discutir questões relativas à saúde é importante. Para 55,56% dos bancários é necessário discutir metas abusivas. Já para 36,89%, o importante é acabar com o assédio moral.

 

Participação

A pesquisa ainda aponta que 89,88% dos consultados estão dispostos de uma forma ou de outra a participar da Campanha Nacional dos Bancários 2006. Segundo Edjane Batista, o resultado da pesquisa vai servir de subsídio para tirar as principais diretrizes da Campanha a ser discutida na Conferência Nacional do Ramo Financeiro na cidade de São Paulo, dias 27, 28, 29 e 30 de julho.

 

Sugestões

Como sugestão para a Campanha Nacional deste ano, os bancários acreanos querem contar com o apoio da imprensa para divulgar a sociedade suas reivindicações, entre elas: melhor atendimento ao público, contratação de mais bancários para suprir a grande demanda de trabalho nas agências, juros mais baixos e redução das tarifas.

 

Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edjane Batista, para se ganhar algo dos banqueiros é necessário uma mobilização conjunta da sociedade brasileira, onde a reivindicação passará a não ser apenas na melhoria salarial dos trabalhadores do ramo financeiro, mas, sim, para a redução dos juros e, conseqüentemente, para a geração de emprego e renda.

 

Fonte: Manoel Façanha – Seec AC

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram