Atendimento bancário está prejudicado no Ceará

O fechamento de agências bancárias explodidas no Interior do Ceará continua sendo uma preocupação séria para funcionários e clientes. Atualmente, existem 31 municípios cearenses com atendimento bancário prejudicado. Existem 18 agências explodidas totalmente inativas; Outras 13 agências funcionam precariamente, sem tesouraria; existem cerca de 200 bancários sem ter lugar fixo de lotação, inclusive pagando pra trabalhar; e 750 mil habitantes prejudicados.

Uma equipe de diretores do sindicato visitou esses municípios, conversou com funcionários, com a população e constatou que a situação é crítica. Existem bancários trabalhando em unidades em outras cidades, às vezes fazendo deslocamento de até 100 quilômetros. Alguns denunciam que chegam a pagar para trabalhar, pois a ajuda do banco demora a sair.

Quanto à população, ou está totalmente sem atendimento bancário, ou com atendimento sem numerário. No caso de Pedra Branca, por exemplo, as agências do Banco do Brasil e Bradesco estão fechadas. A população recorre aos Correios e à lotérica.

Encaminhamentos do Sindicato
Essa situação não passa despercebida do Sindicato dos Bancários do Ceará, que já fez vários encaminhamentos visando solucionar o problema causado pelo fechamento das agências no Interior. “Já mantivemos audiência com o governador Camilo Santana, cobrando segurança para a população e bancários. Algumas medidas foram tomadas pelo Governo, como a criação do Cotar, Batalhão de Fronteira, Ciopaer para o Cariri e Sobral, mas infelizmente, os bandidos continuam sitiando as cidades, invadindo quartéis e delegacias e explodindo agências no Interior”, disse Bosco Mota, diretor do Seeb/CE.

O dirigente informou também, que o sindicato vai agora pressionar as instituições financeiras e já solicitou audiência com o superintendente do Banco do Brasil, Castro Júnior, que ainda não respondeu. O BB é o banco com maior número de agências fechadas e funcionários envolvidos.

Debate sobre Segurança Bancária no Cariri
O tema segurança bancária também fez parte da pauta do Seminário em Defesa dos bancos Públicos realizado o último dia 26/8, no Cariri, do qual o SEEB/CE participou. Aconteceram debates sobre Previ, com Marcel Barros; Cassi, com Ana Dantas; Funcef e Saúde Caixa, com Áureo Junior; Segurança Bancária, com Bosco Mota; e Reforma Trabalhista e Terceirização, com o advogado Ambrósio, diretor do Sindicato dos Bancários do Cariri.

Novo ataque aumenta estatística da insegurança bancária
No último dia 29/8, mais uma agência bancária foi explodida no Interior do Ceará. Desta vez foi a unidade do Banco do Brasil, na cidade de Lavras da Mangabeira, distante 446 Km de Fortaleza. Segundo informações dos policiais da 3ª Companhia do 10º Batalhão de Iguatu, a quadrilha era composta por cerca de 20 homens fortemente armados. Este é o 45º ataque a bancos no Ceará, no período de janeiro a agosto deste ano. A estatística do Sindicato dos Bancários do Ceará tem contabilizado os ataques a bancos no Estado, conforme noticiário da imprensa e relatos dos próprios bancários.

Em Lavras da Mangabeira, de acordo com a Polícia, os assaltantes explodiram o prédio, chegando a comprometer a estrutura da edificação, onde também funciona a sede da Secretaria de Saúde do Município. Não há registro de feridos. A Polícia com batalhões sediados nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte está na captura dos bandidos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram