Assembleia dos bancários de Porto Alegre define calendário de mobilização para fortalecer a greve

Os banqueiros estão apostando que a greve dos bancários vai cansar e eles poderão oferecer reajuste abaixo da inflação. Mas o que está acontecendo é que os banqueiros estão assistindo a greve aumentar a cada dia. Nesta segunda-feira (26) 302 agências ficaram fechadas na área de abrangência do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, totalizando 1.037 em todo o Estado. No 21º dia da greve nacional dos bancários, assembleia na Casa dos Bancários decidiu ampliar a mobilização para pressionar os banqueiros da Fenaban a voltarem a negociar com uma proposta decente de reajuste.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Everton Gimenis, alertou para a estratégia dos bancos na mesa de negociação. O objetivo é procurar cansar a greve, enfraquecer o movimento e impor um novo modelo de negociação em que retira o aumento real e substitui por abono, retrocedendo à chamada década perdida dos anos 1990, e causando perdas. A última proposta da Fenaban, de reajuste de 7% e abono de R$ 3.300,00, foi feita em 9 de setembro, em São Paulo. De lá para cá, não houve mais nenhuma sinalização de negociação nem disposição para o diálogo por parte dos bancos.

A GREVE dos bancários começou em 6/9. Portanto, há 18 dias não há nova proposta de reajuste ao Comando Nacional dos Bancários. “Não tem negociação marcada. Os banqueiros querem criar um a expectativa de retrocesso. Demoram, para apostar que a GREVE vai cansar. Eles querem, na verdade, criar expectativas sobre fim da GREVE. Assim calculam que os bancários vão aceitar qualquer tipo de proposta”, explicou Gimenis, durante a assembleia na Casa dos Bancários, na segunda-feira.

Os banqueiros têm contra essa estratégia o tempo. Na semana que vem, a greve irá se encaminhar para quase um mês. O que significa que os dias em que há mais movimento nos bancos, início de mês, colocarão pressão sobre a Fenaban. “Nossa tarefa neste momento da greve é fortalecer o movimento, ir até as agências bancárias, participar dos piquetes de convencimento e dos atos públicos. A greve está forte. Se não estivesse forte, os bancos não entrariam com interditos proibitórios nem haveria tanto ataque como o da OAB-RS e sua liminar que pede que os bancos de Foros fiquem abertos”, acrescentou Gimenis.

Bankemon voltam às ruas em atos em defesa do direito de greve

Os Bankemon, bonecos que estão fazendo sucesso por onde passam como apoio para propor diálogo com a população e clientes de bancos sobre a importância da greve para os trabalhadores, voltam às ruas nesta terça-feira (27). Os Bankemon participarão de atos em Gravataí, Cachoeirinha, Canoas e Porto Alegre, distribuindo panfletos de esclarecimento sobre o fato de que a greve ajuda a melhorar o atendimento dos bancos, na medida em que cobra fim das demissões e maior número de contratações. 

Os cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Caixa, Santander, Bradesco e Itaú) lucraram R$ 29,7 bilhões no primeiro semestre. Portanto, não há motivos para deixarem de oferecerem reajuste decente para os bancários.

Ato em defesa do Direito de GREVE reúne bancários em frente à OAB-RS

Na manhã desta segunda-feira (26), os bancários foram até a frente da sede da OAB-RS, na Washington Luis, 1.100, manifestar seu repúdio. Em 16/9, a OAB-RS requereu, via liminar na Justiça do Trabalho, que as agências bancárias de Foros, ficassem abertas para atender advogados. Os bancários interpretaram tal atitude com um ataque ao direito de greve. Por isso, o Ato em Defesa do Direito de GREVE manifestou contrariedade a essa ação jurídica. Os bancários se reuniram na frente da sede da OAB-RS, fizeram o tradicional almoço coletivo salsichão com pão, levaram os personagens Bankemon e distribuíram bananas de sobremesa.  

Agenda de mobilização da greve

Terça-feira, 27/9

7h30: Saída dos piquetes móveis para mobilizar bancários a participarem da greve.

10h: Panfleteação de carta aberta à população com a participação dos Bankemon em Gravataí, Cachoeirinha, Canoas e Porto Alegre.

Quarta-feira, 28/9

7h30: Saída dos piquetes móveis para mobilizar bancários a participarem da GREVE.

10h: Bancários mandam recado para os banqueiros cobrando proposta decente e denunciando a ganância dos banqueiros em local a confirmar.

12h: Almoço coletivo na Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

14h: Assembleia de organização da GREVE na Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

Quinta-feira, 29/9

7h30: Saída dos piquetes móveis para mobilizar bancários a participarem da GREVE.

12h: Concentração para Caminhada dos Bancários na Praça da Alfândega entre o Banrisul e a Caixa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram